29 agosto 2014

Vai uma aspirina aí?

© Dr. Alessandro Loiola
Médico – CRMSP 142.346
dralessandroloiola.blogspot.com/
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/saudeparatodos



Há algum tempo sou fã da aspirina. Substância danada de versátil. Na época da residência já tinha notícias de que ela, além de proteger contra doenças cardiovasculares e suas complicações, talvez oferecesse também proteção contra o câncer.

Demorou, mas finalmente os especialistas declararam sem meias palavras que os benefícios da aspirina na prevenção de certos tumores malignos existem e são maiores que os riscos de tomar o remédio. Esta conclusão fui publicada online no Annals of Oncology no começo de Agosto/2014.

O estudo mostrou que se todas as pessoas entre 50 e 65 anos de idade começassem a tomar uma aspirina diariamente durante pelo menos 10 anos, veríamos uma redução de 9% no número de neoplasias, derrames e infartos entre os homensm, e de cerca de 7% entre as mulheres. O número total de mortes também seria reduzido em 4% durante um periodo de 20 anos.

Os tumores mais afetados são os cânceres no intestino grosso, no esôfago, no estômago, nas mamas, na próstata e nos pulmões. Os benefícios começam a aparecer após 3 anos de uso, e o risco de morte começa a cair após 5 anos. Doses de 75 a 100 mg diárias já são suficientes para provocar esse efeito.

Depois da cessação do tabagismo e do controle da obesidade, tomar uma dose de ácido acetil salicílico diariamente é a coisa mais importante que você pode fazer para diminuir suas chances de ter um câncer.

Vai uma aspirina aí?

Nenhum comentário: