29 agosto 2014

PELE JOVEM SEM CIRURGIA

© Dr. Alessandro Loiola
Médico – CRMSP 142.346
dralessandroloiola.blogspot.com/
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/saudeparatodos


Recentemente, foi realizado no Rio de Janeiro o V Congresso Mundial de Medicina Estética. Na esteira deste mega-evento, aconteceram simultaneamente o VI Congresso Brasileiro e VII Simpósio Internacional de Medicina Antienvelhecimento, o VII Fórum de Envelhecimento Cutâneo e um curioso III Simpósio Internacional de Estética Genital Masculina e Feminina. O que foi mostrado neste último encontro, é melhor não falar na frente das crianças.

Este assunto (antienvelhecimento, entenda aí) sempre me interessou. Não tenho aspirações à imortalidade, mas confesso que uma das coisas que planejo fazer antes de morrer é ficar bem, mas beeem velhinho. Nada de coleção de carros na garagem ou latifúndios de terrenos em condomínios fechados. Minha ambição é acumular anos de vida. Se possível, com alguma qualidade.

Porém, em uma súbita inversão de valores, muitas almas que vagam do outro lado da porta do consultório acham que a qualidade deve começar por fora. E marcam consulta e sentam na cadeira dia após dia em busca de esclarecimentos sobre como deixar a casca mais jovem enquanto o conteúdo vai perdendo a validade.

A preocupação em contornar ou esconder os sinais do envelhecimento há muito se tornou uma tônica em nossa sociedade. Como nem todo mundo está disposto a pagar o preço de um bisturi por isso, os procedimentos cosméticos sem cortes ou cirurgias vêm se tornando mais populares a cada dia. Apenas nos EUA, cerca de 10 milhões de procedimentos deste tipo são realizados a cada ano.

Para você ficar por dentro da moda, listei os 5 tratamentos cosméticos mais populares da atualidade, reconhecidos e aprovados por várias especialidades médicas:

BOTOX

Campeão de popularidade, o Botox consiste na aplicação de pequenas quantidades de Toxina Botulínica tipo A diretamente no músculo localizado abaixo da ruga.

A toxina se liga às terminações nervosas e impede a contração do músculo, criando uma superfície lisa onde antes havia uma ruga. O Botox é especialmente eficaz na parte superior do rosto (p.ex.: testa ou entre os olhos).

Uma seção de aplicações dura 30 minutos e os resultados surgem após 1-4 semanas. Os principais efeitos colaterais incluem dor de cabeça, náuseas, inflamação, edema e dor no local das injeções.

PEELING QUÍMICO

Neste procedimento, são empregadas substâncias para “descascar” as camadas danificadas da pele, eliminando rugas e outras linhas de superfície. O Peeling Químico pode ser utilizado para amenizar rugas de expressão, corrigir cicatrizes de acne e alterações locais na pigmentação, além de melhorar a textura da pele.

PREENCHIMENTO DE RUGAS COM SUBSTÂNCIAS SINTÉTICAS

Costuma ser utilizado na parte inferior da face, principalmente nas rugas localizadas no lábio superior e nas pregas entre o nariz e a boca. Os resultados podem ser observados cerca de 10-30 minutos após a aplicação, e duram 3 a 9 meses.

MICRODERMOABRASÃO

Como se sua pele fosse um legítimo jeans stone-washed, este tratamento aplica um equipamento de sucção a vácuo associado a microcristais químicos que remove a camada de células mais superficiais da pele, eliminando linhas de expressão ultrafinas e melhorando o tônus e a cor da pele. Uma aplicação dura apenas cerca de 30 minutos. São necessárias várias sessões ao longo de várias semanas até que os resultados finais sejam visíveis.

REMOÇÃO DE PÊLOS COM LASER

Ajuda a melhorar a aparência e a autoconfiança. As áreas mais comumente tratadas são a face, o lábio superior, o pescoço, as bochechas, as mamas, as axilas, as costas, a parte anterior do abdome, as pernas e as áreas próximas às marcas do biquíni.

Uma vez que os pêlos crescem em ciclos, apenas uma parte deles estará no estágio ótimo para remoção em um determinado momento. Podem ser necessárias 4-8 sessões em intervalos de 4 semanas para eliminar todos os pêlos de uma região, além de algumas visitas rápidas de retoque, mais tarde.

Cada sessão pode durar de 10 minutos a algumas horas, dependendo da quantidade de pêlos e da extensão da área tratada. Os efeitos colaterais – mínimos, dizem os especialistas - incluem irritação da área tratada e uma certa dor no bolso.

Nenhum comentário: