20 agosto 2014

Celulares podem colocar a saúde da criança em risco?

© Dr. Alessandro Loiola
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/saudeparatodos


O risco da radiação de micro-ondas (RDM) emitida por equipamentos eletrônicos, especialmente com relação às crianças e bebês em gestação, tem sido objeto de especulação há várias décadas. Apesar dos dados até o momento serem bastante conflitantes, existem de fato evidências científicas associando RDM e câncer.

Partindo desta premissa, recentemente foi publicada uma excelente revisão do assunto no Journal of Microscopy and Ultrastructure. Os pesquisadores fizeram um garimpo na literatura médica e avaliaram dados epidemiológicos de exposição a aparelhos de telefone celular entre 2009 e 2014. O que descobriram? Que crianças e bebês em gestação apresentam um risco considerável de danos neurológicos e biológicos decorrente da RDM emitida por estes equipamentos.

A velocidade de absorção da RDM é maior em crianças que em adultos pois seus cérebros absorvem mais, seus crânios são mais finos, e seu tamanho relativo é menor. O feto é particularmente vulnerável: a exposição à RDM pode resultar em degeneração da bainha de mielina que protege os neurônios.

É irrealista (e quase psicótico) achar que por causa disso os telefones celulares (e outros aparelhos emissores de RDM) serão banidos. Aparelhos que emitem RDM não podem ser considerados 100% seguros – mas automóveis também não.

O que os dados desta revisão sugerem é que deveria haver uma preocupação maior dos organismos governamentais com relação a este tópico, promovendo debates e estudos para assegurar os limites reais de segurança.

Até que estas pesquisas sejam realizadas, os autores do estudo fizeram algumas recomendações práticas:
  • A distância é sua amiga: manter o telefone celular a uma distância de 15 cm do seu ouvido reduz em 10.000 vezes o risco de exposição à RDM.
  • A menos que esteja completamente desligado, seu celular está sempre emitindo radiação. Se não o estiver utilizando, mantenha-o distante do seu corpo (p.ex.: em uma bolsa, sacola, mochila ou gaveta).
  • Mulheres gestantes devem manter distante da barriga todo e qualquer equipamento eletrônico.
  • Não coloque aparelhos eletrônicos dentro do berço do bebê.
  • Crianças e adolescentes devem ser ensinados a utilizar equipamentos emissores de RDM de um modo seguro. Por exemplo: um estudo do Pew Research Center mostrou que 75% dos adolescentes e pré-adolescentes americanos dormem a noite inteira com o celular debaixo do travesseiro. Fala sério...
  • Uma vez que o risco é cumulativa, as crianças deveriam minimizar o tempo que passam utilizando telefones celulares e sem fio. Por outro lado, serviços de telefonia que utilizam o computador (quando a conexão com a Internet é feita por meio de cabo) não emitem radiação e seu uso deveria ser encorajado.
  • Finalmente, em casa, os aparelhos roteadores Wi-Fi devem ser colocados longe dos lugares onde as crianças passam a maior parte do dia.
É isso aí. O recado tá dado.

Um comentário:

Carlos disse...

Excelente esse artigo! Veio em boa hora. Nós não pensamos nisso no dia a dia. Vou ler isso com meus filhos. Obrigado pela orientação. Abço.