22 março 2016

O Desafio da Lista


(c) Alessandro Loiola



Em um exercício de sintonia conjugal, fui desafiado pela minha esposa para listar seus pontos positivos. Desafio aceito. Vamos lá, riqueza, seguinte:


1. Você é inteligente. E esforça-se de modo genuíno para ampliar sua inteligência. Admiro imensamente isso. Mesmo. E tenho orgulho por saber que escolhi como companheira alguém com uma característica tão notável.


2. Você é lúcida. Sem dúvida quanto a isso. Tem uma boa noção da realidade. É uma noção ainda restrita, mas que se expandirá - apenas uma questão de livros e algumas vivências. O tempo se incumbirá de ambos.


3. Você é responsável. Disciplinadamente responsável, decidida, com objetivos e planos bem definidos. Basta olhar a evolução do currículo de sua vida para perceber isso. E essa peculiaridade faz parte da natureza de cada célula sua. Pelo que já vivi até aqui, posso lhe dizer que Isso é muito, muito raro.


4. Você é capaz de mudar de verdade. Algo absolutamente notável em nossa espécie. Eu invejo isso em você.


5. Você é discreta de um modo elegante e charmoso. Polida, educada, refinada, do modo de pensar ao modo de se vestir.


6. Você é divertida. Gostaria que fosse mais, que se soltasse com mais espontaneidade e deixasse fluir isso de dentro de você. Algumas vezes, você parece se policiar em demasia e penso que isso pode te fazer sofrer um pouco. Talvez você tenha vontade de ser mais livre e mais desprendida, mas âncoras sociais-morais internas te seguram ainda. Também acredito que isso diminuirá com o tempo e você - cedo ou tarde - poderá viver toda a luz dessa alegria que carrega. Gostaria de estar ao seu lado quando esses dias chegarem.


7. Você sabe se articular, espanando as nuvens de problemas enquanto foca nos resultados futuros. Isso exige um nível de abstração sábia que muitas pessoas não adquirem mesmo após várias décadas de vida. E você nem tem tantas décadas assim.


8. Você se preocupa afetuosamente com os outros. Com seus filhos, seus pais, as pessoas que gosta.


9. Você não tem inveja de qualquer coisa ou pessoa. Percebo isso em cada conversa que temos e em como você descreve o mundo à sua volta.


10. Você sabe como controlar sua insegurança ao invés de deixar-se dominar por ela. O medo natural existe, mas você o restringe com ferramentas de lógica (algo impressionante no sexo feminino!) e impede que ele incapacite seu raciocínio.


11. Você é leal, ainda que isso custe seu próprio bem estar algumas vezes.


12. Você é sincera. Quando conversamos, você comunica seus sentimentos com honestidade e transparência desconcertantes. Neste ponto, estou muito atrás do seu nível de percepção das emoções e eficiência em colocá-las na mesa.


13. Você é destemida (apesar de um certo medo inato de aranhas...)


14. Você é persistente de um modo organizado. E isso exige saber bem o que se quer. E só quem sabe QUEM é pode saber O QUE quer.


15. Você é sensível, mas não de um modo afetado. Com frequência, vejo seu lado lúcido lutar contra essa doçura, e lamento um pouco por isso. Sensibilidade não é fraqueza, e torço para que daqui alguns anos você se sinta mais à vontade para exteriorizar isso com mais frequência nos seus círculos de intimidade. Novamente, gostaria de estar ao seu lado quando esses dias chegarem.

Nenhum comentário: