21 março 2016

Deixa eu te contar como são os homens...



© Alessandro Loiola



Livros e artigos sobre “o que pensam as mulheres?” ou “o que querem as mulheres?” existem às dezenas de milhares de bilhões em toda parte. É só abrir uma revista ou jornal qualquer e lá estará o famigerado texto.

O que nos leva a uma constatação: não admira que algumas mulheres se queixem que seus relacionamentos hétero não vão bem. Antes de ler páginas sobre “como o cara perfeito deve se portar” ou preencher aquele Quiz “descubra se ele te trai”, que tal descobrir COMO DE FATO OS HOMENS SÃO?

Afinal de contas, talvez a raiz do problema não esteja exatamente em você ou nele, mas na versão feminina do estereótipo masculino que você carrega, mais um Christian Grey preparado pela sua cabeça... – por sinal, um personagem que para nós, homens com padrões de homem, é um puta de um boiola inseguro.

Responda sinceramente: quando foi que você se preocupou em analisar a anatomia emocional do sexo oposto sem colocar seu próprio umbigo no foco? Pra ajudar esta tarefa – que é bem simples, diga-se de passagem, pois sentimentalmente os homens são mesmo bem menos complicados que as mulheres -, eu preparei uma lista de DEZ ITENS sobre como nós homens somos: 


1. Homens falam sobre seus sentimentos. É verdade, nós falamos. Por mais estoica e espartana que tenha sido nossa criação, o território dos sentimentos existe e você pode explorá-lo utilizando alguns subterfúgios.

Em geral, não nos sentimentos confortáveis com investidas diretas nessa área, então que tal tangenciar as emoções perguntando coisas do tipo “o que você faria em uma viagem romântica de uma semana?” ou “o que achou de mim a primeira vez que me viu?”. As respostas irão lhe revelar como ele se sente e talvez vocês se sintam mais conectados e à vontade a partir daí.


2. Homens dizem “Eu Te Amo” com Ações. Sabe aquela torneira que estava pingando? O lixo que precisava ser levado para fora? A louça que ansiava ser lavada? Os pneus do seu carro que precisavam de alinhamento? A compra no supermercado? O buscar e levar das crianças? O abrir portas? O carregar malas? Você pode até se defender dizendo que "não passa de obrigação dele!", mas o fato é qualquer ação que torne o mundo de sua amada mais leve e confortável, na cabeça de um homem, equivale a um enorme, sonoro, estrondoso Eu Te Amo.


3. Homens ouvem. Só porque o cara não fica dizendo “Humrum” ou “Tendi” enquanto você desfila seu longo monólogo de angústias pré-menstruais, isso não significa que ele não está lhe ouvindo. A maioria de nós prefere ouvir e pensar sobre o que está sendo dito em absoluto silêncio. Homens amam silêncio – mas isso não quer dizer que odeiam ouvir você tagarelar.


4. Atividades compartilhadas formam vínculos. Homens estreitam seus laços de amizade e afeto realizando e compartilhando atividades – bem mais do que conversando sobre ideias e sentimentos. Considere isso um traço do genoma Neandertal. Ficamos mais satisfeitos, aumentamos nossa confiança e nos dedicamos mais quando dividimos uma atividade qualquer, podendo ser uma partida de tênis, uma caminhada, uma remada de caiaque ou uma rodada do bom e velho sexo.


5. Homens precisam de um tempo para eles mesmos. “Ué, mas você não acabou de falar que temos que fazer coisas juntos, poha?”. Sim, querida, eu falei. Mas homens precisam de um tempo para eles mesmos. Pode ser fazendo jardinagem, surfando, tocando violão, malhando na academia, andando de moto, o que for. Encoraje-o para que ele tenha momentos assim. Quanto mais espaço ele tiver para desenvolver sua individualidade, mais dela ele terá para entregar a você e ao relacionamento.


6. Homens “deixam pra lá” mais rápido que as mulheres. Mulheres tendem a reviver suas experiências negativas em círculos mais longos e repetitivos. São espirais enooormes de estresse, ansiedade, tristeza, etc, que vêm e vão. Em contrapartida, os homens tendem a seguir em frente com mais rapidez e pragmatismo. Então, quando você for recuperar o fio daquela discussão da semana retrasada, requentando suas mágoas, não ache ruim se ele simplesmente disser “... Mas eu achei que aquilo já tinha sido resolvido...”. Na cabeça dele, tinha sido mesmo.


7. Homens não captam pistas sutis. Já viu algum treinador de futebol solfejando um soneto pro seu beque estraçalhar o atacante do outro time? Ou algum sargento fazendo discretos devaneios com uma luva como forma de instrução para qual lado a tropa deve marchar? Homens não são sutis. Nós não captamos aquela levantada de sobrancelha que você treinou tanto, não percebemos o cabelo cortado e também não interpretamos corretamente sua cara triste. Então, se você quer que seu homem entenda uma mensagem, pelamordedeus, seja direta e diga na lata.


8. Homens respondem ao Apreço. Mostrar apreço por algo que seu homem fez é uma ferramenta quase milagrosa. Homens respondem muito bem a demonstrações de reconhecimento e aprovação.

Uma dica pra você testar isso: segure aquela cara barbuda que ainda não escovou os dentes, olhe nos olhos dele e diga-lhe com doçura como você o acha competente e aprecia o cuidado que ele tem com você / a casa / as crianças, etc, e veja se estou errado. Eu não estou.


9. Homens pensam em sexo. Pra cacete. Graaande segredo, não? A imensa maioria dos homens com menos de 60 anos pensa em sexo pelo menos uma vez ao dia – contra apenas 25% das mulheres. E isso não é tudo: homens constroem fantasias sexuais duas vezes mais que as mulheres, e também pensam muito mais sobre sexo casual e aventuras sexuais. Pra seu alívio, deixa te dizer: “pensam” não significa “fazem”, ok? Ou pelo menos, quase sempre.

O sexo tem um peso muito significativo para um homem. Nós temos ansiedade quanto à performance e nos preocupamos se não estamos lhe dando prazer suficiente. A questão de proporcionar prazer à parceira é justamente uma das peças que tornam os relacionamentos longos mais satisfatórios para nós: tivemos tempo para aprender suas manias e segredos, e agora sabemos quando é cócega e quando é gozo. Um homem sabe que irá sentir-se bem quando você estiver bem.

Ainda que sexo seja importante para nós, fique atenta para dois detalhes: também amamos quando vocês tomam a iniciativa. Ser perseguido por uma fêmea com volúpia nos olhos e fogo nas veias atiça qualquer libido masculina. Não sinta vergonha de dizer para ele “Hoje sou eu quem quer!”. Tomar a iniciativa uma vez ou outra certamente irá aumentar o nível de satisfação de ambos.

Segundo detalhe: apesar da fixação por sexo, algumas vezes não estaremos a fim. Não é o apocalipse, mas acontece. Pressões do trabalho, preocupações financeiras, problemas familiares... o estresse detona a libido. Detona mesmo. Então se ele disser “Hoje não”, não significa que ele perdeu completamente o interesse por você e está prestes a largar tudo para virar um eremita no Tibete. Ele está dizendo apenas “hoje não”. Amanhã é outro dia. Volte ao item 6, se quiser.


10. Homens tendem a mudar o foco quando suas necessidades não são satisfeitas.  Se o cara não se sente amado e confortavelmente acolhido em uma relação, ele irá buscar satisfação em algum outro lugar. Ele pode se enterrar no trabalho, ou desenvolver fixação por esportes, ou videogames, ou pornografia online, ou traições no mundo real. A saída para evitar equívocos assim está, como sempre, no diálogo, que deve ser forte, franco e frequente.




Um comentário:

Leco disse...

também por essas tenho tanto apreço por vc meu querido amigo ! ALOHA