12 março 2016

De Passagem

© Alessandro Loiola




Um homem muito muito rico partiu em uma viagem de auto descobrimento. Pessoas insanamente ricas mas minimamente inteligentes gostam de coisas assim. Pra falar a verdade,  você não precisa nem ser insanamente rico para apreciar algo desse naipe.

Enfim, ele traçou metodicamente sua viagem no mapa e seguiu seu plano em um país distante. Lá chegando, após poucos dias de caminhada, ficou sabendo de um eremita considerado o Homem Mais Sábio da Terra pela população local. A cabana do eremita não fugia muito do traçado original de sua viagem, então ele decidiu dar um pulo e fazer-lhe uma visita rápida.

   - Olá, disse o homem.
   - Olá, disse o eremita.
   - Você provavelmente não sabe quem eu sou, mas vim de muito longe para encontrá-lo.
   - Verdade? E quem é você?
   - Eu sou um homem insanamente rico. Tenho empresas, indústrias, iates, casas, motos, carros esportivos,  quadros caríssimos...
   - Oh, que da hora! E você os trouxe todos consigo?
   - Não mesmo. Vim até ao seu país em uma aventura, mas estou por aqui só de passagem.
   - Hum...

"Só de passagem". Isso resumiria a viagem.

Economize seu tempo: Não se apegue demais às coisas. Veja o que você tem como algo que lhe foi transferido provisoriamente pelo "universo" - sabendo que tudo pode ser tomado de você a qualquer momento. E será, um dia.

"Se pudéssemos ser ruidosos ao ponto de nos imaginarmos rindo, ririamos sem dúvida de nos julgarmos vivos". Faça sua mochila leve. Ame. Viaje o mais longe. Sorria. E viva sempre o máximo desse jeito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alessandro, estou adorando os textos. Excelentes reflexões. Feliz por ainda existirem pessoas que gostem de compartilhar seu ponto de vista de forma tão clara e que realmente nos deixam pensando nas coisas e não simplesmente aceitando tudo. Sair da zona de conforto e da abstração super protetora fazem toda a diferença. Gde abraço Amanda