05 dezembro 2014

Quando machucados podem significar abuso em bebês?

© Alessandro Loiola


O comportamento violento de pais e cuidadores é um dos grandes riscos que os bebês sofrem. Nem todo machucado é consequência de uma brincadeira, e certas lesões podem significar a ocorrência de abusos. 
 
Para entender quais machucados devem ser considerados um alerta, um grupo de pesquisadores nos EUA (J Pediatr. 2014;165:383-388) avaliou mais de 2800 crianças (980 delas com menos de 6 meses de idade) em situação de risco social. Pouco mais de 250 apresentavam machucados e escoriações, sendo que 146 apresentavam lesões únicas – destas, 61% eram meninos, e a idade média era de 1,5 meses. 
 
De um modo geral, 50% das crianças com lesões foram classificadas como “suspeitas” ou “certamente vítimas de abuso”. Um terço destes casos apresentava um machucado único, 52% apresentavam entre 1 e 5, e 14% apresentavam 6 machucados ou mais. As lesões estavam localizadas na face ou na cabeça em 75% das crianças, no tronco em 33% e nas extremidades em cerca de 25%. Fraturas múltiplas, traumatismos cranianos com hematomas e hemorragias cerebrais, lesões de fígado e baço foram encontrados com frequência assustadora. 
 
Os pesquisadores concluíram que bebês com menos de 6 meses que apresentem qualquer tipo de machucado por forças externas (contusões, equimoses, hematomas, escoriações, arranhões, mordeduras, etc) deveriam passar por uma avaliação criteriosa – incluindo exames especializados de imagem - devido à possibilidade significativa de se tratar de um caso de violência.

Nenhum comentário: