21 dezembro 2014

Acompanhantes no hospital espalham infecção

© Alessandro Loiola 


Pacientes hospitalizados e seus familiares que não lavam suas mãos contribuem para a disseminação de infecções hospitalares. Pelo menos, essa foi a conclusão de um excelente estudo realizado no Canadá (http://bit.ly/1CnI4zB). 
 
Após acompanhar centenas de pacientes em uma enfermaria de transplante de órgãos durante um ano, a equipe de pesquisadores descobriu que os pacientes lavavam suas mãos menos de 30% das vezes após irem ao banheiro – e ainda mais raramente após entrar ou saírem de outros ambientes. 
 
Todo mundo tá careca de saber (eu pelo menos estou, literalmente) que certas infecções podem ser transmitidas através das mãos, e lavar as mãos é uma medida crucial para evitar este problema. O papel dos profissionais de saúde na transmissão de infecções por meio do contato manual já foi estudado e dissecado nos mínimos detalhes, e treinamentos e palestras são realizadas periodicamente para enfatizar a importância de lavar as mãos corretamente. Mas pouquíssimos estudos avaliaram o potencial de pacientes e seus acompanhantes em espalhar infecções pelo hospital, para os outros e até para si mesmos. 

No estudo canadense, dos 279 pacientes acompanhados, 30% lavavam suas mãos após utilizar o banheiro, 40% na hora das refeições, 3% na hora de usar o refeitório, 3% ao entrarem em seus próprios quartos, e 7% ao deixarem seus leitos. As mulheres lavavam as mãos mais frequentemente que os homens. 
 
Alguns estudos anteriores a este mostraram que, quando os pacientes são instruídos a lavarem suas mãos pelo menos 4 vezes ao dia, as epidemias de doenças respiratórias e gastrintestinais no hospital reduzem significativamente. 
 
A mensagem é simples: limpe suas mãos. Isso irá evitar que você pegue e transmita infecções, especialmente se frequenta ambientes hospitalares. Fala sério, custa quase nada.

Nenhum comentário: