20 dezembro 2014

Antidepressivos, Amor e Anamneses

© Alessandro Loiola
 
 
O uso prolongado de antidepressivos tem sido associado a um nível importante de “anestesia emocional”, tanto em homens quanto em mulheres. 
 
Utilizando questionários validados, um grupo de pesquisadores recentemente testou 200 adultos portadores de depressão leve ou moderada (64% mulheres, idade média de 41,2 anos) e descobriu que o uso de inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) resultava em um efeito de “ah, tanto faz...” em relação ao cônjuge, especialmente em homens. Em contrapartida, o uso prolongado de antidepressivos tricíclicos (ATC) associou-se de modo significativo ao comprometimento da função sexual, particularmente em mulheres. Os resultados deste estudo foram apresentados no 27º Congresso do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia. 
 
Esta foi a primeira pesquisa sistemática demonstrando os efeitos de “anestesia emocional” associados aos antidepressivos. Apesar da amostragem pequena, a grande jogada dos cientistas foi tentar medir aspectos da qualidade de vida que em geral não são abordados de modo tão profundo, como amor e vida sexual.  
 
Quando abordamos nossos pacientes de um modo geral, nos preocupamos apenas se a medicação irá tirá-los ou equilibrá-los naquele problema específico. Mas talvez seja hora de começar a perguntar sobre outras coisas. Não existe um motivo cientificamente sólido para NÃO conversar sobre amor, afeto, vida sexual, sonhos e emoções diversas durante a consulta. Estas esferas da existência afetam tanto o diagnóstico quanto o tratamento, e me parece uma péssima ideia deixá-las voluntariamente de fora da anamnese.

Nenhum comentário: