25 setembro 2014

Peixe na cabeça

© Dr. Alessandro Loiola


Confirmado: o consumo regular de peixe cozido ou assado ajuda a evitar o envelhecimento cerebral. Frito não vale.

Mais de 250 adultos idosos e cognitivamente saudáveis foram acompanhados por 2 anos, e o consumo semanal de peixe associou-se a um aumento no volume de massa cinzenta no hipocampo e no córtex frontal, entre outras regiões do cérebro.

No estudo, publicado online em julho no American Journal of Preventive Medicine, os cientistas observaram que pessoas que comiam peixe cozido ou assado pelo menos uma vez por semana apresentavam um volume de massa cinzenta respectivamente 4% e 14% maior em áreas do cérebro associadas à memória e cognição.

A alimentação rica em peixe aumenta os níveis sanguíneos dos ácidos docosahexaenoico (DHA) e eicosapentaenoico (EPA), duas substâncias que atuam aumentando a fluidez da membrana plasmática no nível sináptico, otimizando sua permeabilidade, potencializando a ação de fatores neurotróficos e promovendo o metabolismo e o crescimento neuronal. Em resumo: fazem um bem danado para sua cabeça.

Então que tal aproveitar e pesquisar agora mesmo uma receita de peixe para sua próxima refeição ?

O cérebro - SEU cérebro - agradece.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente esse estudo! Sabendo agora que melhora a memória e cognição vou aumentar a dose semanal de peixe aqui em casa. Eu amo peixe! Cozido, assado, cru. Tenho como prática fazer peixe duas vezes por semana. Então, bora pra cozinha. ;) Eu agradeço. Abração!