15 julho 2016

PASSADOS COMPLICADOS, PESSOAS FORTES


* Especial para Manhood Brasil

O que significa ser forte? Certamente, o conceito de Força não possui o mesmo significado de milhares de anos atrás. Hoje, ele tem muito mais a ver com força cognitiva e nem tanto com força física. O tamanho da pedra que você é capaz de erguer tem menos influência no seu futuro que o tamanho do problema que você consegue resolver.

Problemas pesados costumam vergar pessoas fracas. Eles exigem mais espaço na sua mente, mais atenção. É preciso uma boa dose de força mental para fazê-los se mover.

Os mais fortes de nós são capaz de lidar com muito mais merda que o resto. Eles tomam a pancada, cambaleiam, mas não caem. Contudo, esse tipo de força não é algo que já nasce com você: ele deve ser desenvolvido. 

Os sujeitos mais resistentes em geral possuem os passados mais complicados. E aqui estão os 3 PRINCIAIS motivos para essa afirmação:

1. PARA SER MENTALMENTE FORTE, VOCÊ DEVE SER CAPAZ DE NAVEGAR PELO NEGATIVISMO. 

Os assuntos mais complexos costumam ser os que mais pesam sobre nós, mas eles são apenas a parte mais fácil do desafio. Problemas complexos são constituídos por vários problemas menores. Vistos de longe e de relance, eles parecem insolúveis, mas basta você fatiá-lo nas suas partes menores e as soluções começam a pular na sua frente.

Ser capaz de "fatiar um problema" não é algo que você adquire sem experiência. É preciso ser confrontando com um número suficiente de situações complexas e errar sequencialmente em várias delas para entender a mecânica de como achar as saídas - e um passado recheado com equívocos deste tipo certamente é um passado bem complicado.

2. É IMPOSSÍVEL TER FÉ EM SI MESMO SE SUAS MÃOS ESTÃO LIMPAS.

Força é uma combinação de resistência e força de vontade. Porém, esta última é a mais difícil de ser recrutada. Somos especialistas em arrumar desculpas para nós mesmos, mas no final, o que acontece sob a superfície, é um fato incontestável: nos desculpamos porque estamos sofrendo de Medo. Meso de falhar, medo de cometer um erro, medo de se embaraçar.

O Medo nasce da pouca fé que você tem em sua própria capacidade. Se você acredita que é capaz de realizar qualquer coisa que desejar, e se tem fé em seu conjunto de habilidades, então você alcançará seu objetivo. Ainda que não seja na primeira ou segunda ou terceira tentativa, mas você chegará lá.

Sujar as mãos e testar-se em campo, errando um pouco, acertando um pouco, tentando sempre, é a única maneira de vencer. A vida irá lhe derrubar muito, a pergunta é: quantas vezes você será capaz de se levantar?

3. UM PASSADO COMPLICADO REFORÇA A RESILIÊNCIA. 

Força é manter-se inteiro na hora que o bicho pega. É robustez, firmeza e resistência naqueles momentos críticos em que a maioria das pessoas entrega os pontos. É preciso aguentar, uma onda após a outra, mantendo o foco no longo prazo e jogando para ganhar, sem plano B. Ou você vence, ou você vence, sem negociações intermediárias.

Você só será capaz de enxergar a complexidade do mundo à sua volta depois que descobrir uma filosofia íntima simples para compreendê-lo. Esse sentimento de entendimento e aceitação é a raiz da força que levará você aonde você quiser, e ele não será encontrado nos tempos de calmaria e segurança. Esse tipo de iluminação acompanha os raios das piores tempestades.

No final, Força não se trata de conquistar o mundo como um tirano. Trata-se de conquistar a si mesmo. Com a devida sabedoria, todos os problemas do seu passado podem ser canalizados para o desenvolvimento dessa energia sólida e robusta - e a partir dela, meu amigo, nem o céu será um limite para você.

Nenhum comentário: