03 março 2018

UMA VERDADE INCONVENIENTE SOBRE NOSSA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Imagine o seguinte: eu lhe dei 30.000 reais e pedi para você comprar um veículo para mim, dizendo "Traga aqui um carro com esse dinheiro e lhe darei outros 30 mil de prêmio. Mas com uma condição: eu quero um automóvel com 6 air bags, trio elétrico, painel de LCD, suspensão inteligente, hidramático e com direção eletrohidráulica".

Você conseguiria comprar um carro assim por 30 mil?

Talvez você conseguisse um carro, mas certamente ele não atenderia às minhas exigências de qualidade, certo?

Para colocar um cérebro EXCELENTE dentro de sala aula, com contrato de exclusividade, 160h por mês, motivado, animado, orientando e iluminando caminhos e vidas muito mais que apenas passando matéria para 40 alunos, isso sairia por quanto? Uns 40-50 reais a hora?

Lembre-se: assim como quero um carro top, procuro um professor TOP - não um Fiat 147 com juntas gastas e motor sem fôlego. Estamos falando de um professor-ferrari aqui! Então fechamos esse orçamento em 50 mangos a hora, pode ser? Ótimo.

O fato é que cérebros EXCELENTES têm um preço, eles custam dinheiros. Talvez eu até consiga um por 40-50 reais a hora, mas provavelmente não conseguiria pagando 10-11 reais a hora. Ninguém adquire uma Ferrari por 11 reais a hora...

Pois 11 reais por hora de trabalho é o preço médio dos neurônios que aceitamos comprar para colocar nas salas de aula dos municípios brasileiros. Qual a qualidade do raciocínio, o nivel de sagacidade, a noção de meritocracia, objetivismo, empreendedorismo e autonomia que você acredita que esses cérebros têm?

Não se compra uma Ferrari com praças, parques, lousa eletrônica, tablets, refeitorios bonitos ou ginásios poliesportivos.

Quando você aceita comprar um Fiat 147, está adquirindo um automóvel com raízes italianas, sem dúvida, mas é absolutamente insensato esperar que ele ande como uma 335 S Spider. Uma Spider anda muito, é uma Ferrari!, e justamente por isso custa bem caro.

E essa é a realidade de nossos sistema público de educação: pagamos por Fiats 147 usados e  vivemos o delírio de vê-los disparando eficiências e resultados como um bólido do comendador Enzo. Sabe quando esse milagre irá acontecer?

Nenhum comentário: