24 março 2018

SOBRE UM ESTRANHO CHAMADO SEU CORPO

A Mácula Densa (uma CPU microscópica agrupada às centenas de milhares de unidades em cada um dos rins) faz parte de um complexo mecanismo de feedback que regula os níveis de sódio e a pressão sanguínea.

O time de Máculas monitora a densidade de sua urina em nível molecular enquanto troca mensagens hormonais com o cérebro, especialmente com uma região chamada Hipotálamo. É desse papo que surge a "vontade" - leia-se: conscientização das informações dos seus sistemas autônomos - de ingerir líquidos.

Quando a mácula densa percebe que a concentração de sódio está subindo, ela envia um whats para o hipotálamo, que verifica os documentos apresentados. Se a queixa bioquímica passar pela auditoria hipotalâmica, ela é enviada ao Córtex cerebral (onde está sua consciência) e você percebe: "estou com sede!" - e vai beber algo.

Todo esse incrível eixo de análises e comunicações é resultado de milhões de anos de evolução. Seu ORGANISMO HUMANO é esse resultado. Para que ele funcione suave dentro de sua vida, tudo que você tem que fazer de vez em quando é parar um pouco e prestar atenção à conversa de suas células. As respostas estão todas lá!

Tome líquido quando estiver com sede. Durma quando estiver com sono. Coma (apenas o suficiente) quando estiver com fome. E alimente seu cérebro com boas ideias e seu corpo com boas atividades. Não deve ser tão difícil assim.

Nenhum comentário: