22 março 2018

SOBRE A RESPONSABILIDADE DAS SEMENTES

Na última década ocorreu uma explosão no acesso à internet nos domicílios brasileiros: entre 2005 e 2015, o número de casas conectadas saltou de 7,2 milhões para 39,3 milhões, um aumento de cerca de  446% no período, segundo dados do IBGE

Apesar do grande número de brasileiros conectados, se for considerado o total de usuários em relação à população, o desempenho do Brasil é inferior: de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), o país tem 59% de usuários conectados, percentual inferior ao do Reino Unido (94%), Japão (92%), Alemanha (90%), Estados Unidos (76%) e Rússia (76%). O México possui o mesmo índice do Brasil. China e Índia, países com mais de 1 bilhão de habitantes, ficam atrás juntamente com a Nigéria.

Tudo bem: não adianta muito ter 59% da população conectada quando 92% dos brasileiros entre 15 e 64 anos não possuem um nível Proficiente no emprego de nossa língua e 22% das pessoas que chegaram ou concluíram o nível superior de educação situam-se no nível pleno de Analfabetismo.

Contudo, muito mais que trágico, isso imprime todo um senso de responsabilidade para os 8% restantes que apresentam Proficiência no idioma.

Parafraseando Tocqueville, depende destes 8% despertar nos demais “o interesse pelo destino de seu país e instinto vago da pátria que nunca abandona o coração do homem, ligando-os aos pensamentos, às paixões e aos hábitos de cada dia,  e transformando isto em um sentimento refletido e duradouro. E não venham dizer que é tarde demais para tentá-lo: as nações não envelhecem da mesma maneira que os homens. Cada geração que nasce em seu seio é como um outro povo que vem se oferecer a mão do legislador.

Great oaks from little acorns grow ;)



Nenhum comentário: