14 setembro 2016

COMO VENCER O DESAPONTAMENTO

* Especial para Manhood Brasil
@manhoodbrasil



Depois de mais de duas décadas de atendimento, já aprendi a detectar de longe os representantes de uma fauna bastante comum nos consultórios médicos: as Pessoas Desapontadas Consigo Mesmas. 

O desapontamento costuma ser causado pela incapacidade que temos em atingir os padrões que estabelecemos para nossas vidas. Não somos tão disciplinados quanto gostaríamos, não nos acostumamos aos hábitos construtivos que tentamos criar, não produzimos dentro do esperado, deixamos incompletas pequenas tarefas, não perseguimos com afinco suficiente os grandes sonhos, comemos porcarias, dormimos mal, sonegamos afeto, não somos os bons amigos e cônjuges que gostaríamos. 

Vivemos andando de um lado para outro na rodovia que vai de "eu-deveria-ter-feito-isso" até "eu-deveria-ter-feito-aquilo". Pensando em saídas para esta estrada frustrante, selecionei para você uma sequência eficaz para abandonar a manadas das Pessoas Desapontadas Consigo Mesmas:

1. ATENÇÃO AOS SINAIS.


Faça uma pausa na sua correria e olhe para dentro. Está sentindo alguma ponta de frustração? Algo que deveria estar fazendo ou realizando? Algum objetivo que ainda não alcançou? Hábitos que deveriam ser mudados? Fazer um curso, ler um livro, começar uma dieta, perder peso ou exercitar-se com mais frequência?

O sentimento de estar perdendo tempo ou adiando que deveria ser prioridade em sua vida é o primeiro sinal de que o desapontamento está a caminho. Atenção para os sinais internos que avisam que você pode estar tomando um rumo não desejado. O pior incômodo pode ser seu melhor amigo.

2. RESERVE UM ESPAÇO PARA SI MESMO.


Você percebeu os sinais? Ótimo. Agora reserve um espaço para eles. Não faça vista grossa ou tente se livrar do desconforto que estes sinais causam: deixe que a ameaça de frustração entre e perambule pelos cômodos da sua casa. O desconforto de sua presença constante tornará urgente a tarefa de lidar com ela - e tomar atitudes que resolvam de fato.

3. SEJA FIRME, MAS NÃO CARRASCO.


Se você deparasse com um amigo que está em sofrimento, o que faria por ele? Além dos conselhos sobre como lidar com o problema, que outras medidas tomaria para acalmá-lo? Faça isso consigo. Durante 5 minutos, dê um colo para sua tristeza, mas avise-a de antemão que logo era terá que sair para dar lugar a sentimentos mais eficazes e produtivos. 

4. CURTA O PRESENTE.


Agora que você se reconfortou, é hora de mudar o rumo da história. Você se sente frustrado por não ser bom na tarefa X (sendo "X" qualquer coisa importante para você). Ser uma negação em X lhe faz sentir mal.

Pense da seguinte maneira: a pessoa que você era NÃO era boa em X. Mas aquela pessoa está no passado. A cada momento, a cada fração de segundo, você é uma NOVA pessoa. Quem você foi poderia ser alguém ruim em X, mas quem você É e quem você SERÁ, esse novo sujeito pode ter um domínio espetacular de X.

O seu "eu" anterior viveu experiências, acumulou bagagens de conhecimento e lhe trouxe com alguma segurança até o momento presente. Agradeça a carona, despeça-se dessa pessoa e parta para uma nova aventura. Pegue o seu "EU" presente e siga energicamente ao encontro de quem você será.

5. AUMENTE SUA CURIOSIDADE.


Quem você será daqui 1 ano? E dentro de 5, 10, 20 anos? Desenvolva uma curiosidade infinita sobre isso. E não precisa projetá-la tantas décadas à frente: você pode depositar sua curiosidade em quem você será na próxima semana, ou mesmo em quem você será hoje.

O que irá acontecer no seu trabalho? E em seu relacionamento? E com seus hábitos pessoais? Como será o dia? O que espera por você? Abrace essa curiosidade como uma criança abraça um embrulho de presente debaixo da árvore de natal.

Sim, algumas expectativas não serão concretizadas e você sentirá frustração e desapontamento novamente. Não desanime. A curiosidade não é uma tarefa livre de riscos, mas ela é repleta de renovação. Mantenha-se curioso. Guarde as lições do passado sem colocá-las na sua frente, aprenda com as novidades, tenha gratidão por cada momento, e sua jornada nesse mundo será uma passagem fulgurante de satisfação e sabedoria.

Nenhum comentário: