26 setembro 2016

APRENDENDO A LIDAR COM OS AMIGOS E AMIGAS DELA

* Especial para Manhood Brasil
 

Assim como você, sua mulher não é uma ilha. Além da família - que ela não escolheu -, ela trará também para o seu universo os amigos e amigas dela - que ela escolheu. Se você tem alguma intenção de levar o jogo para outro nível, terá que aprender a lidar com essas pessoas. Antes de reclamar, aproveite esta chance para aprender a ser um Homem melhor.

O ideal seria curtir os amigos e amigas dela tanto quanto você curte os seus. Mas eu sei, e você sabe, que este mundo está longe de ser o Incrível Mundo de Bob. Se você não for capaz de gostar deles, terá pelo menos que aprender a tolerá-los. Do contrário, seu relacionamento será uma merda e você pode esquecer o "amor e a paz" do próximo nível.

No princípio, é bastante provável que ela divida a atenção entre você e o círculo de amizade dela. Eles estão lá há mais tempo que você e será preciso construir um terreno de segurança e prosperidade antes que ela opte por fazer qualquer mudança no foco. Com o tempo, um certo afastamento dos amigos - tanto da sua parte quanto da parte dela - será natural, mas não apresse as coisas.

Para negociar e tirar o máximo da sua convivência com a constelação de pessoas ao redor da sua mulher, eu recomendo que pratique seu aprendizado nas 10 áreas a seguir:

1. A MELHOR AMIGA É A CHAVE. Encare a melhor amiga dela como um leão de chácara. De todos os conhecidos do círculo de amizades, ela é a mais importante. Pode ficar tranquilo que, se a melhor amiga não gostar de você, ela irá deixar isso bem claro. E se ela REALMENTE não gostar de você, ela fará tudo que estiver ao alcance para que você seja sumariamente deletado da equação.

A gata pode até resistir à influência da amiga e continuar com você, mas a sua vida será muito mais fácil se você ganhar a confiança de ambas. O lance é não ficar com cara de paisagem: empenhe-se. Faça a valer sua primeira impressão. Mas ATENÇÃO: não seja amigo DEMAIS das amigas dela que forem gatas também. Isso pode fazer você parecer um cafajeste no pior sentido possível. Homens flertam até quando não percebem que estão flertando. Tenha controle sobre a cabeça de baixo e seja um cavalheiro.

2. ALGUMAS AMIZADES DELA PODEM SER O INIMIGO. Eventualmente, sua gata poderá falar mal de você para os amigos e amigas dela. Por exemplo: depois de um reles desentendimento, ela poderá desabafar com eles dizendo como você é um fdp orgulhoso e nunca se desculpa, nem mesmo quando está redondamente errado. Eles irão formar uma opinião ao seu respeito, às vezes antes mesmo de vocês terem se conhecido cara a cara. Esteja preparado para isso: não tente corrigir essa impressão com agrados e simpatia em excesso. Simplesmente seja um Homem, aja com respeito e estoicismo, e com tempo as impressões se dissiparão.

Sem dúvida alguma, uma das amigas de sua gata é uma mulher solteira, solitária e de baixa autoestima que desenvolveu como hobby destilar o ódio que nutre pelos homens. Sempre existe uma assim. Ela considera um dever proteger sua mulher de TODOS os homens e, mesmo antes de conhecer você, pode estar certo que ela já emitiu o parecer de que você "não presta e não é bom o suficiente para ela".

Identifique esta amiga e esforce-se um pouco mais para lidar com ela: seja gentil, trabalhe sua linguagem corporal, fale pouco e seja um bom ouvinte. Ela não costuma receber muita atenção de outros homens, então sua dedicação para que ela participe da conversa e seja levada em consideração será mais que suficiente para desenvolver uma conexão.

3. SEJA AMIGO DOS AMIGOS. Os amigos inseguros dela podem tentar bloquear seu caminho, especialmente quando acham que você é mais Homem que eles. Pode ser que eles tenham tentando alguma coisa com ela antes, sem sucesso. Se não tentaram, certamente pensaram a respeito e talvez nunca tenham tido a coragem para arriscar-se. Agora você aparece como uma ameaça ou, no mínimo, como uma lembrança da covardia deles. Eles tentarão se mostrar como alfas. Deixe-os fazerem pose, que eles se achem "o alfa" - quem está pegando a gata, no final das contas? Você ou eles? Sente-se de modo relaxado e fique na sua. Procure conhecê-los. Mais tarde, quando você tiver sido aceito no clã, pode voltar a brincar de alfa se achar isso é mesmo necessário.

4. DESENVOLVA COMPATIBILIDADE. Você e sua gata são amantes. Todavia, se estão indo para um outro nível, também terão que ser grandes amigos. Derradeiramente, ela será sua melhor amiga. Então, em teoria, os amigos e amigas dela devem ser pessoas de alguma maneira interessantes. Quando estiver saindo com os conhecidos dela, evite o tédio: pratique a curiosidade e tente descobrir que afinidades vocês compartilham. Pode ser que dali brotem bons contatos.

5. TENHA EQUILÍBRIO. Uma das piores coisas que você pode fazer é forçar a barra para parecer "o cara legal" ou "o dono do pedaço". Quando a conversa estiver rolando solta, seja equilibrado. Fique um tempo nos bastidores e deixe sua mulher fazer o que ela mais gosta com seu círculo de amigos e amigas: falar de si mesma. Faça poucas perguntas, evite piadinhas e cuide para que seus comentários sejam relevantes e pertinentes ao assunto.

6. NÃO A ISOLE. Ainda que você não tenha uma relação perfeita com os amigos e amigas da sua gata, a maneira mais certa de piorar isso é tentar isolá-la deles. Apoie as amizades que ela tem, deixe que essa esfera da vida dela siga seu próprio curso e não se coloque voluntariamente como um obstáculo no meio caminho.

7. CONVIDE-OS. Todo mundo ama sentir-se querido e incluído. Se você está organizando uma festa, um lual, uma aventura ou um passeio em grupo, convide os amigos e amigas dela. Seja educado e prestativo: oferecer importância é uma das maneiras mais fáceis de receber importância também.

8. DEMONSTRE SUA AFEIÇÃO. Não precisa escrever um soneto meloso no guardanapo e recitá-lo no karaokê ou jogar a gata sobre a mesa e fazer uma simulação do Casting Couch, mas custa abrir a porta do carro, pegá-la pela mão, puxar a cadeira e chamá-la para dançar? Não sonegue demonstrações físicas de afeto: essas demonstrações não são sinais de fraqueza. Se os amigos e amigas virem como ela sorri na sua companhia, eles entenderão o seu lugar ali - e ficarão felizes também, ou terão que engolir e respeitar isso.

9. EXTRAIA O MELHOR DE TODOS, SEMPRE. Um relacionamento é capaz de tirar o melhor e o PIOR de cada pessoa. De qualquer forma, sempre terminamos crescendo em algum aspecto. A questão para os amigos dela é: você a faz crescer de um modo positivo? Ou você a restringe sob uma redoma tensa de controle? Ser uma influência benéfica na vida da sua mulher fará com que até as amigas e os amigos mais difíceis dela reconsiderem suas posições, sob o risco de serem eles mesmos rotulados de chatos perante o resto do grupo de conhecidos.

10. ELA TEM QUE FAZER O MESMO. Um relacionamento é nada além de RECIPROCIDADE. É preciso que seus amigos e amigas gostem dela também. Se o seu esforço não recebe uma contrapartida de empenho da parte dela, de que adianta? Fique atento quando estiver subindo o nível do jogo, pois as amizades são um bom filtro para identificar roubadas: se ela é orgulhosa, petulante, antissocial ou antipática com sua turma, tenta isolar você do mundo e sonega afeição na frente dos seus conhecidos, pense duas vezes se vale à pena investir nessa aposta. Assim como os amigos dela, os SEUS amigos também importam.


Nenhum comentário: