16 setembro 2016

A DOCE ARTE DE TENTAR ALGO E DAR COM OS BURROS N´ÁGUA

* Especial para Manhood Brasil
Um dia desses, depois que retomei uma rotina de corridas na rua, passei a observar como algumas pessoas parecem odiar exercícios. Não que eu seja um fã incondicional, mas já entendi como me sinto bem quando estou fazendo algo para o meu corpo além de comer, dormir, ir ao banheiro e tomar banho. A atividade física regular atua como uma recarga na bateria, impedindo que ela se desgaste rápido demais.
Fazer exercícios, como qualquer outra atividade, é uma praga quando você começa. Dores musculares, falta de condicionamento, desânimo, tédio. Como superar essa fase? Como se tornar bom em algo que você começa como um zero à esquerda?
O segredo está na Curiosidade. Tente descobrir até aonde seu corpo e sua mente são capazes de suportar. Repita o desconfortável até que ele se torne confortável e faça disso um jogo. 
Quando estiver aprendendo alguma coisa, perceba logo de cara como você é horrível naquilo. Seja levantando pesos, surfando, escrevendo um texto ou praticando a arte do flerte. A realidade pode ser dura, cheia de confusões e fracassos. Você está fora da sua zona de conforto e tudo que seu ego assustado lhe pede é que você volte correndo para ela.
Nessa hora, quando a frustração pousar na sua frente, ao invés de ceder ao ego e se esconder na sua casinha, não fuja. Sente-se com a frustração, chame-a para uma conversa franca. Dê a ela um espaço para que exponha seus motivos.
Enquanto a frustração discorre seu rol interminável de lamentos, observe-a com curiosidade. Com quê ela se parece? Ela se aloja em algum lugar específico do seu corpo? Qual a sensação que ela produz? Decepção? Cansaço? Falta de fôlego? Engasgo? Agitação? Palpitações? Flatulência? Não a julgue colocando-a de castigo, ou cedendo aos seus encantos, ou assumindo que é uma velha conhecida. Simplesmente comprometa-se em aprender o máximo sobre ela. Torne-se alguém íntimo.
Existe um grande aprendizado no processo de tentar algo e não conseguir. Tudo bem, esse próprio aprendizado é uma praga em si, mas sem problema, ok? Só quando você não se deixa afetar pelo insucesso, mas o recebe como um amigo que chegou para comentar uma notícia enquanto você faz suas tarefas, é que o progresso começa aparecer.
E é exatamente NESTE momento que você percebe que sentir-se bem, mesmo quando os resultados lhe desapontam, tornou-se parte da sua nova zona de conforto. Nessa hora, você entende que está tudo certo em dar mais um passo e descobrir uma outra praga para sua vida.
É possível dar errado de incontáveis maneiras diferentes nesse mundo, mas você pode deixar para se preocupar com isso mais tarde. Afinal de contas, você aprendeu a doce arte de tentar algo e dar com os burros n´água - e agora sabe como tirá-los de lá para mais uma tentativa.


Nenhum comentário: