19 setembro 2016

A FALÁCIA DO QUE VOCÊ DEVERIA ESTAR FAZENDO

* Especial para Manhood Brasil


O que você NÃO está fazendo? Alguma coisa você está deixando para depois está gerando uma sensação de pesar nos seus dias. Pense. Você sabe o quê? Todo mundo tem um sentimento assim, escondido em algum lugar.

Talvez você não esteja malhando o tanto que gostaria, ou se alimentando pessimamente, ou com excesso de peso, ou ganhando mal, ou viajando pouco, ou em um relacionamento desgastante, ou afundando em solidão, ou deixando de se empenhar para trabalhar naquilo que lhe agrada. Poderia estar atingindo um objetivo ou mudando um hábito, fazendo alguma coisa melhor, sendo melhor.

No intervalo desses arrependimentos, você fica olhando o que os OUTROS estão fazendo. As pessoas nas redes sociais, as fotos dos seus conhecidos no Facebook e no Instagram, a vida incrível que tanta gente parece estar levando, enquanto sua vida não parece nem um pouco incrível. E olhando tudo aquilo você pensa: por que não comigo?

A sensação de deslocamento é perfeitamente natural e não existe nada errado em sentir-se preocupado com isso. Todo mundo se sente desse jeito, uma hora ou outra. Mas saiba que existe um outro caminho - e é sobre este caminho que eu gostaria de conversar com você hoje.

Cada um dos 7 bilhões de pessoas nesse planeta já teve uma fantasia como essa: de que, em algum universo paralelo, existe uma versão sua que está levando uma vida fantástica! Uma vida produtiva, sem adiamentos, sem distrações, cheia de conquistas, projetos realizados e sonhos concretos em andamento. Essa versão alternativa sua viaja, tem experiêcias e amigos extraordinários, e uma companheira maravilhosa. Esse outro "você" está aprendendo todo tipo de habilidade interessante, lendo e aprendendo coisas fascinantes, e tem um corpo trincado e sem sobras, claro.

Esse universo paralelo, obviamente, não existe. E nunca existirá. Tudo que você tem, bem aqui, é essa realidade - e você está preso nela.

A saída é fazer O MELHOR com o que quer que você tenha. Certamente, como os demais terráqueos da mesma espécie, você é incrível em algumas coisas e nem tanto em outras. Não existe uma versão perfeita da sua vida, ou uma versão mais perfeita de você em outro lugar. Nenhuma coisa perfeita que você deveria estar fazendo exatamente agora. Existe apenas o MOMENTO - incluindo sua insatisfação com ele, com você mesmo e com as pessoas ao seu redor.

Você pode se permitir permanecer neste momento, angustiado e frustrado, ou praticar sua satisfação com a realidade e as possibilidades realmente viáveis. Faça uma pausa e observe o foco da sua preocupação. Aceite que a insatisfação com o que você não está fazendo é uma parte da sua pessoa, uma consequência das escolhas que VOCÊ faz.

Procure colocar-se 100% no presente. Encontre satisfação no que quer que você esteja fazendo exatamente agora. Entenda que cada momento encerra em si um universo inteiro. Você não precisa ser outra pessoa, não precisa de outra vida, não precisa de mais coisas. Você pode querer mais, mas seja sincero: precisar, não precisa. A existência é imensa e maravilhosa ao seu próprio modo - assim como você.

Pratique a sensação de deslumbramento com o momento. Sempre que estiver se esquecendo disso, sempre que o sentimento de angústia estiver começando a crescer, mentalize esse sentimento. Você irá se esquecer dele, e então terá que se lembrar de novo, e de novo, e de novo. E essas redescobertas só aumentarão a graça de tudo, acredite.

Por falar nisso, eu escrevi este texto como uma forma de lembrar a você e A MIM MESMO sobre esse exercício. É fácil esquecer como a vida é um presente indescritível, e só posso desejar que entenda esse conceito e viva este momento, e o seguinte, com toda a plenitude que cada momento tem, fora e dentro de você.

Nenhum comentário: