11 junho 2018

COMO RECONHECER E LIDAR COM UM DELIRANTE ESQUERDOZOIDEANO

Em ano de eleição, e com as tensões ideológicas crescendo exponencialmente na atmosfera das redes sociais, uma figura vem se tornando cada vez mais frequente: o Esquizoide Esquerdista - ou, simplificando, o Esquerdozoideano.

Como reconhecer e lidar com esta entidade delirante?

1) PERSONALIDADE FUJONA: quanto confrontado com números e estatísticas que contradizem seu ponto de vista doutrinário, um esquerzoideano comumente se exime de tomar uma posição. Quando perguntados: "Em termos de renda per capta e desenvolvimento humano, o capitalismo é indubitavelmente superior ao comunismo - CERTO ou ERRADO?",  em 99,99% das vezes eles são incapazes de responder objetivamente a isto. Não aceite seguir na argumentação ANTES de seu maluco de estimação emitir uma posição clara e objetiva quanto ao que foi dito.

2) O CAMALEÃO NERVOSINHO: sob pressão, nosso transtorno psiquiátrico ambulante costuma expor uma miríade de outras perguntas ou subtemas tentando escapar de resolver qualquer premissa inicial que lhe incomode  - é a chamada Falácia do Espantalho. Não raramente, ele também acusará seu interlocutor de ser "fascista" e o mandará estudar mais. Não caia nessa: insista para que a premissa inicial seja respondida. Você moveu uma peça de xadrez, não movimente outra apenas porque ele ficou irritado e replicou dizendo que o céu é azul e as rosas são vermelhas. É uma partida de xadrez, não um concurso de sonetos.

3) O COITADO: se a técnica de confundir o tema principal jogando sobre a mesa uma sequência de conclusões que mal se relacionam ao questionamento principal não funcionar, o Esquerdozoideano adotará a postura de "vítima da ignorância e da intolerância reacionária opressora alheia" e citará algo sobre luta de classes e "raiva que os ricos têm dos pobres", mas em momento algum fundamentará seus argumentos com fatos ou evidências, apenas opiniões doutrinárias. O Esquerdozoideano é apaixonado por digressões e incongruências morais, mas tem uma alergia mortal a números, indicadores, matemática e estatística.

4) A NEGAÇÃO PATOLÓGICA: finalmente, despido de suas fantasias psicóticas, o Esquerdozoideano cometerá a imoralidade intelectual de afirmar que "o comunismo nunca existiu" e, quase com certeza, irá lhe acusar de ser fascista e dirá algo como "Vá estudar pra ver se você aprende alguma coisa!". De todos, este - negar a ocorrência de regimes comunistas nos séculos XX e XXI - é o subterfúgio mais profundamente medíocre e desonesto, podendo ser considerado um transtorno de personalidade com ares de mitomania.

Quando este for o caso, recomende que ele ou ela faça um favor a nós, reles mortais iletrados, enviando um email para historiadores, editoras, escolas, universidades, cursos de pós-graduaçâo e sociólogos autores de livros - entre outros -, para que eles atualizem os conceitos com base nessa sua opinião "genial".

Para facilitar o confronto com a desonestidade ou a indecência intelectual da argumentação Esquerdozoideana, deixo alguns links para que ele ou ela inicie sua "doutrinação iluminadora". Tudo que nosso alucinado precisa fazer é montar em seu unicórnio cor de rosa com chifre de purpurina e começar acessando sugestões como:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Estado_comunista

https://www.infoescola.com/historia/comunismo-no-mundo-atualmente/amp/

https://www.cartacapital.com.br/internacional/o-que-sobrou-do-comunismo/@@amp

https://noticias.uol.com.br/especiais/muro-berlim-20-anos/ultnot/2009/11/07/ult8884u24.jhtm

https://googleweblight.com/i?u=https://cs.stanford.edu/people/eroberts/cs181/projects/2007-08/communism-computing-china/index.html&hl=pt-BR

http://www.newworldencyclopedia.org/entry/Communism

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Communist_state

https://www.thoughtco.com/communist-countries-overview-1435178

https://www.infoplease.com/world/political-statistics/communist-countries-past-and-present

https://financesonline.com/10-most-recent-current-communist-nations-in-the-world/

https://study.com/academy/lesson/communist-countries-past-present.html

https://www.seeker.com/amphtml/these-are-the-last-five-communist-countries-2014751490.html

http://www.scielo.br/pdf/rbh/v28n56/12.pdf

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/partido-comunista-do-brasil-pc-do-b

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451990000100009

http://www.scielo.br/pdf/ln/n75/07.pdf

Nenhum comentário: