20 junho 2018

BRASIL, VENEZUELA OU NICARÁGUA?

Na próxima terça-feira, dia 26/06/2018 o STF julgará o recurso que pede a suspensão da condenação e a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o último dia 7 de abril. A votação será realizada pela Segunda Turma do STF, formada pelos ministros Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello. Destes, apenas Fachin votou pela prisão de Lula após a condenação em 2ª instância contra o pedido de habeas corpus que evitaria a prisão de Lula. Basicamente, o STF irá decidir se o Brasil segue seu rumo de Ordem e Progresso ou se retorna ao caminho para torna-se uma Venezuela ou uma Nicarágua.

Se você não está sabendo, desde 18 de abril, confrontos entre manifestantes, as forças de segurança e grupos governistas, a mando do presidente Daniel Ortega, deixaram mais de 100 mortos e 800 feridos na Nicarágua.

Aos 72 anos de idade, Ortega tem um currículo bastante familiar para muitos brasileiros: cursou até a sexta série do ensino fundamental e aos 15 anos já havia sido preso por subversão política. Em 1965, já fazia parte da direção da Frente Sandinista de Libertação Nacional. Em 1967, foi preso pelo assalto à mão armada de uma filial do Bank of America, sendo solto em 1974. Após a soltura, se exilou em Cuba, onde recebeu treinamento de guerrilha por vários meses, retornando mais tarde secretamente à Nicarágua, onde se tornaria um dos grandes líderes dos movimentos SOCIALISTAS do país.

Em 2016, Ortega foi reeleito presidente pela terceira vez com 70% dos votos. Agora, para se manter no poder, incendeia prédios com famílias dentro, combate estudantes com milícias e emprega franco-atiradores contra as manifestações que solicitam sua saída da liderança do país.

Nenhum comentário: