Se você não está sabendo, desde 18 de abril, confrontos entre manifestantes, as forças de segurança e grupos governistas, a mando do presidente Daniel Ortega, deixaram mais de 100 mortos e 800 feridos na Nicarágua.
Aos 72 anos de idade, Ortega tem um currículo bastante familiar para muitos brasileiros: cursou até a sexta série do ensino fundamental e aos 15 anos já havia sido preso por subversão política. Em 1965, já fazia parte da direção da Frente Sandinista de Libertação Nacional. Em 1967, foi preso pelo assalto à mão armada de uma filial do Bank of America, sendo solto em 1974. Após a soltura, se exilou em Cuba, onde recebeu treinamento de guerrilha por vários meses, retornando mais tarde secretamente à Nicarágua, onde se tornaria um dos grandes líderes dos movimentos SOCIALISTAS do país.
Em 2016, Ortega foi reeleito presidente pela terceira vez com 70% dos votos. Agora, para se manter no poder, incendeia prédios com famílias dentro, combate estudantes com milícias e emprega franco-atiradores contra as manifestações que solicitam sua saída da liderança do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário