15 agosto 2016

TRÊS PEQUENAS PERGUNTAS QUE VOCÊ DEVERIA TREINAR

* Especial para Manhood Brasil
Vamos ser sinceros? Cultivar disciplina em cada segundo do dia é um saco. É preciso ter uma pausa, um intervalo, um momento pra relaxar e tomar um fôlego, e tal. Mas o problema é que você anda passando tempo demais nesses intervalos. Anda deixando o importante pra "daqui a pouco", só para mais tarde descobrir que o dia passou e você realizou quase p**ra nenhuma do que havia se proposto.
Como superar essa conduta?
Com treino, brother. Com pequenos hábitos eficazes, praticados uma vez depois da outra. Não espere atingir a perfeição em uma determinada habilidade se não estiver disposto a praticá-la deliberada e repetidamente.
Se existe uma atividade importante pra você, não se preocupe em não estar motivado NESTE MOMENTO para ela. Apenas desfrute o prazer de fazer algo que você SABE que pode se tornar excelente. As crianças sabem bem disso, sobre o prazer inigualável em aprender algo novo - e como este sentimento de descoberta pode contaminar sua motivação.
No caso das coisas que você, adulto, "vive deixando para depois", existe um método simples com 3 perguntas para transformar hábitos em explosões de sucesso:

1. O QUE VOU FAZER EM SEGUIDA? 

Ao invés de elaborar uma lista enorme de coisas para fazer ao longo do dia, anote UMA ÚNICA COISA que você deseja fazer AGORA. Não prometa para si mesmo que irá se dedicar àquela meta importante "um dia". Vá para frente do espelho e diga: VOU FAZER ISSO AGORA. 
Não vá fuçar a internet ou o Facebook ou Whatsapp ou Instagram ou qualquer besteira do tipo. Descubra o que você deseja fazer LOGO EM SEGUIDA - daqui a 10 ou 15 minutos, por exemplo. Escolha uma tarefa. Não interessa qual, mas tente concentrar-se naquelas com peso e relevância para sua vida com um todo.

2. QUAL O MENOR PASSO QUE POSSO DAR? 

Não é raro imaginar uma lista mental e, inconscientemente, pensar: "isso vai ser difícil pra peste!". O problema é que, sempre que procede dessa maneira, você desiste da lista TODA. Assim que visualiza o fardo inteiro e aquela sequência infinita de tarefas, o desânimo se apodera de você. 
O segredo é fatiar e fatiar. Se o menor passo possível ainda parece ser muito árduo, então faça pelo menos 5 minutos daquela tarefa AGORA. Ou 2 minutos. O lance é transformar o menor passo possível em algo absurdamente ridículo e fácil. 
Por exemplo: se a sua meta é começar a malhar, que tal colocar como primeiro passo trocar de roupa, e então descer para a rua, e então caminhar por 5 minutos, etc?

3. O QUE ESTÁ ME IMPEDINDO DE COLOCAR O FOCO NISSO? 

Então você descobriu a tarefa que deseja colocar em foco e a partiu em vários pequenos passos. Ótimo. Antes de respirar aliviado, fique atento: você irá atravessar o pântano das Resistências. 
Passado o intervalo proposto (p.ex.: vou começar a malhar em 20 minutos), se você ainda não tiver iniciado a tarefa, pergunte-se: o que está lhe impedindo de seguir em frente? 
Feche as janelas do seu navegador, desligue seu telefone, peça aos seus pais ou à sua esposa ou aos seus filhos que lhe deem 30 minutos para focar na tarefa. A solução mais simples para sair do pântano é se livrar de todas as distrações possíveis - e então dar o primeiro menor passo possível. 
Uma vez iniciado este processo, repita-o mais duas vezes, dando-se de presente alguns minutos entre uma rodada e a seguinte. E então se recompense com uma pausa de 20 minutos. Esta seria sua "sessão de treinamento". 
Fazendo várias sessões ao longo do dia, rapidamente você irá adquirir uma destreza espetacular nesse método. Antes que perceba, o custo de fazer QUALQUER coisa começará a parecer minúsculo. 
Dominando a procrastinação, você passa a permitir que seus SONHOS - e não a demência ou a preguiça - moldem seu futuro. E isso é fantástico.

Nenhum comentário: