28 maio 2018

SOBRE TRETAS E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Estas palavras de Tácito significam: "Rara felicidade de uma época em que se pode pensar o que se quer e dizer o que se pensa".

Públio Cornélio Tácito ou Caio Cornélio Tácito (56–117 d.C.) é considerado um dos maiores historiadores que o mundo romano já produziu, sendo conhecido tanto por sua concisão e pela forma compacta de sua prosa em latim quanto pelos seus penetrantes insights sobre os jogos de poder na política romana de sua época.

Apesar de Tácito contar com apenas 12 anos de idade quando do falecimento de Nero, seus escritos sobre o período são um dos primeiros registros históricos seculares a mencionarem Jesus Cristo, que Tácito cita em relação às perseguições aos cristãos de Nero.

Ainda que você considere nosso país uma coleção de impertinentes vigilâncias da patrulha do politicamente correto, a verdade é que, nos dias correntes, dificilmente alguém irá lhe envenenar mortalmente ou lhe setenciar à fogueira, aos leões, ao suplício da crucificação ou a cometer suicídio em virtude de suas ideias ou palavras.

Não obstante, sua liberdade para opinar é a mesma liberdade exercida por quem discorda de você - e eliminar ou condenar a possibilidade de manifestação do discordante equivale a cercear a mesma liberdade que permitiu que você se pronunciasse inicialmente.

Neste sentido, Tácito certamente teria boas palavras sobre os dias que vivemos agora.

Nenhum comentário: