31 maio 2018

SEU VOTO E O TAMANHO DO ESTADO BRASILEIRO

O lance é que:

- O funcionalismo público representa 11% dos empregos do Brasil E ISSO ESTÁ DENTRO NA MÉDIA MUNDIAL

- Apesar do Estado gastar uns 40% do orçamento com funcionalismo, isso corresponde a uns 12% do PIB nacional E ISSO TAMBÉM ESTÁ DENTRO DA MÉDIA MUNDIAL.

Então ONDE o Estado é "grande"?

Ele é ineficiente. Não grande. E, dentro de sua ineficiência, nosso Estado nutre:

1) Uma despreocupação quase criminosa com Justiça e Segurança: menos de 10% dos assassinatos são elucidados em um país que ocupa a 9a posição mundial em índice de homicídios, com 30,5 assassinatos/100 mil habitantes/ano. E isso porque nosso Judiciário é o SEGUNDO mais caro do mundo, consumindo anualmente 1,2% do PIB - perdemos apenas para El Salvador.

2) Um desinteresse quase patológico com a performance do Sistema de Ensino: 92% dos brasileiros entre 15 e 64 anos de idade são incapazes de demonstrar domínio sobre português e matemática, e a taxa de 8,7% de analfabetismo pleno na população acima de 15 anos (uma multidão de 13,2 milhões de pessoas!) nos coloca na 8a posição entre os países com maior número de analfabetos adultos.

3) Uma paixão quase sexual por intervenções na Economia: graças às ações do Estado - que, reitero, não é "grande", mas INEFICIENTE -, em uma lista sobre Facilidade de se Fazer Negócios envolvendo 189 países, somos o 116o. Em termos de Liberdade de Mercado, somos o 150o.

Será que nossos candidatos vão apresentar soluções razoáveis para isso durante a campanha OU apenas continuar exibindo os mesmos números?

Nenhum comentário: