10 maio 2018

DE UMA CONVERSA SOBRE OS CAMINHOS DA MEDICINA

Um conhecido Facebookeano me escreve sobre um post abordando Algoritmos Diagnósticos em Medicina:

“Claro que as tecnologias vão invadir cada vez mais nossa profissão e devemos estar sempre atualizados quanto ao seu uso, facilidade e praticidade para nós e para os pacientes. Mas reitero o poder do exame físico e do olhar clínico, da prática da conversa com o paciente. (Não acredito que) isso sejam dogmas a serem suplantados pelas tecnologias.”

Seguinte: barões do status quo também achavam que motores a combustão jamais substituíram cavalos e remos, que a iluminação por meio de velas era mais romântica e saudável, que vacinas eram venenos, que epilepsia era possessão demoníaca, que os alertas de William McBride sobre a Talidomida eram pânico, que a teoria dos germes de Pasteur e a Seleção Natural de Darwin eram balela, etc.

A medicina que praticamos não é intuitiva ou humanizada: ela é Medieval. Aceitamos Homeopatia e Acupuntura como “ciência”, acreditamos que 90% dos transtornos psicológicos são “doenças” e não problemas de comportamento ou falhas de caráter, e prescrevemos ansiolíticos fundamentados em uma hipótese há muito profundamente pesquisada – e jamais comprovada – de um mitológico “desequilíbrio da química cerebral”.

Aos colegas que realmente conjecturam que os dogmas mais caros da medicina irão resistir incólumes ao tsunami pós-moderno da Terceira Onda de Toffler, recomendo que estudem mais para além do campo restrito que a faculdade lhes doutrinou. Façam isso ou percam o bonde da história. E ele vem com tudo – e rápido.

Nenhum comentário: