05 junho 2008

MENOPAUSA MASCULINA

© Dr. Alessandro Loiola


As mulheres, estas felizardas, possuem vários trunfos em suas mangas: sempre que querem ser elas mesmas, podem apelar para a velha tática de culpar a TPM. Quando a TPM há muito se foi, têm a opção da menopausa.

Por muitos anos, nós, homens, estivemos à mercê da sorte e do humor feminino. Não mais: pesquisas recentes mostram que talvez exista uma saída, afinal.

Todos vocês, caros colegas de gênero, lembram bem da época em que éramos como urubus planando alto e faturando qualquer carniça. Desde pacas, tatus, cotia-não até o radiador do velho jipe Willis, era só apontar e estávamos dentro. Décadas e mais décadas depois, alguns começam a se sentir como uma sombra dentro da sombra. “Eu já fui notícia, meu filho, hoje não passo de um boato” entristece-se o velho guerreiro, representante típico desta nova legião, a dos Andropausados.

A Andropausa, ou Menopausa Masculina, pode ser definida como aquela época da vida em que o trabalho não dá prazer, e o prazer começa a dar um trabalho danado.

O motivo para a decadência é simples. Os níveis de testosterona, o principal hormônio masculino, começam a cair até 1% a cada ano a partir dos 30 anos de idade. A redução é gradual, mas permanente. Por volta dos 50 anos, cerca de 10% dos homens apresentam níveis baixos de testosterona. Aos 70 anos, mais da metade sofre com deficiência franca do hormônio. Aos 80 anos, a maioria dos homens tem níveis de testosterona (e comportamentos) semelhantes ao de meninos antes da puberdade.

Muitos médicos ainda relutam em reconhecer a Andropausa e seu verdadeiro significado do dia a dia masculino, mas a Andropausa é um fenômeno real. Ela não tem coisa alguma a ver com a famosa crise da meia idade. Trata-se de uma alteração orgânica mensurável - e absolutamente tratável.

Os sintomas da Andropausa são bastante semelhantes às manifestações da menopausa em mulheres. Um estudo realizado nos EUA envolvendo mais de 2.000 homens entre os 40 e 60 anos de idade, mostrou que 80% deles se queixavam de fadiga intensa, 70% sofriam de algum nível de depressão, e mais de 60% se queixavam de irritabilidade e distúrbios da ansiedade.

Outras manifestações relacionadas a Andropausa incluem alterações inexplicáveis de humor, insônia, diminuição da libido, fraqueza, perda de massa muscular, dificuldade para obter ereções e uma certa tendência para lágrimas na parte dramática dos filmes da Disney.

Uma vez reconhecidos os sintomas, o passo seguinte consiste na realização de alguns exames para eliminar a presença de doenças com manifestações semelhantes a Andropausa, como certas doenças do fígado e da tireóide, anemia, alcoolismo, diabetes, depressão essencial, etc.

A dosagem de Testosterona Livre no plasma é o principal teste, devendo ser feita em uma amostra de sangue colhida pela manhã, em jejum. Se os níveis estiverem abaixo de 200 nanogramas/dL e você não possuir fatores de risco significativos, a Terapia de Reposição de Testosterona (ou TRT) pode ser iniciada.

A TRT só deve ser realizada sob supervisão médica criteriosa, estando contra-indicada em homens com problemas na próstata, doenças no fígado, altos níveis de gordura no sangue ou passado recente de tromboses. A TRT não é um tônico capaz de resolver todos o problemas da sua vida, mas uma terapia específica com vários efeitos colaterais importantes. Para utilizá-la, é necessário realizar exames de acompanhamento a cada 3-6 meses. Entretanto, desde que indicada e realizada de modo responsável, a TRT produz resultados quase milagrosos.

A testosterona pode ser administrada de várias formas: oral, injetável, transdérmica (adesivos) ou por implantes. As formas orais não são mais recomendadas devido ao risco de efeitos tóxicos sobre o fígado. As formas injetáveis não oferecem níveis estáveis e podem terminar piorando os sintomas da Andropausa. As apresentações transdérmicas têm sido as mais utilizadas nos últimos tempos.

Além de buscar tratamento especializado, existem algumas medidas simples que você pode adotar a partir de agora para lidar melhor com os sintomas da Andropausa:

- Aprenda técnicas eficazes para lidar melhor com o estresse.
- Siga uma alimentação nutritiva, com pouca gordura e rica em fibras vegetais.
- Tome pelo menos 8 copos de água por dia.
- Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína.
- Mantenha um padrão de sono saudável.
- Pratique alguma forma de atividade física regularmente.

---
Dr. Alessandro Loiola é médico, palestrante e escritor, autor de PARA ALÉM DA JUVENTUDE – GUIA PARA UMA MATURIDADE SAUDÁVEL (Ed. Leitura, 496 pág.) e VIDA E SAÚDE DA CRIANÇA (Ed. Natureza, 430 pág.). Atualmente reside e clinica em Belo Horizonte, Minas Gerais.

6 comentários:

Unknown disse...

BOM DIA DOUTOR ALESSANDRO!!!
VENHO MAIS UMA VEZ AGRADECER SEUS ENSINAMENTO POIS SÃO TODOS EXCELENTE E DE OTIMA QUALIDADE.
ACABEI DE SUGERIR A ALGUNS AMIGOS P/LER SOBRE ESSA MATERIA SUA,MUITO INTERESSANTE MESMO,OBRIGADA P/SEUS ESCLARECIMENTO,COM VC APRENDO TODOS OS DIAS
GOSTEI MUITO DESSA MENOPAUSA MASCULINA.
PARABENS HOJE APRENDI MAIS UM POUCO COM VC.OBRIGADA POR VC EXISTIR
GRANDE ABRAÇO MARIA ROSA

Mario Persona disse...

Há alguns anos, quando me propus a escrever sobre internet, marketing, carreira e negócios, quis seguir o exemplo de Joelmir Beting, que escreve sobre economia com bom humor e alegria (e rima). Não sei se consegui, mas o Alessandro Loiola certamente consegue desobstruir meu fígado escrevendo sobre saúde com um humor incrível. Sou fã.
Mario Persona

Alessandro Loiola disse...

Mario, é sempre um prazer receber uma visita e um comentário desses do Mestre. Seus boletins foram a inspiração para este Blog. Eu q agradeço a gentileza. E para os visitantes deste espaço q ainda não conhecem o fabuloso trabalho do genial Mario Persona, vão duas de ouro: http://www.mariopersona.com.br/cafe/ e http://tvbarbante.blogspot.com/ . Garanto q vc irá se divertir - e informar. Um abraço, A.

LUIZA BRUNORO disse...

Como sempre... fantástico...
Já repassei para o meu love cinquentão!
Abraços
LUIZA BRUNÓRO

Vilma Neris disse...

Oi Alessandro, qdo leio seus artigos vejo q a cada dia q passa vc s torna ainda melhor c esse seu dom em conseguir expressar bem seus pensamentos...Me sinto conversando c vc, como nos velhos tempos d nossas cartas, partipando e fazendo part da historia...Adorei sua narrativa sobre a vigem a Caldas Novas e Cia. realment la eh mto bom...me lembrei d qdo eu e Mateus fomos pra la...Parabens e sucesso sempre...Abraço p vc e familia

Anônimo disse...

Dr. Alessandro gosto muito de me informar de tudo que diz respeito saúde e amei essa matéria sobre a andropausa masculina, divina e muito bem humorada. Pelo que entendi o testosterona vai baixando gradadivamente a partir dos 30 anos nos homens. Já li matérias relacionadas a menopausa feminina q diz que a robustez nas mulheres deixando-as mais largas no tronco se deve a produção de hormônios masculinos nessa fase. Então os homens perdem e nós achamos? Tem como controlar esse aumento de hormônios masculinos nas mulheres? Estou passando por isso, já fiz menopausa e estou com o tronco avantajado, é terrível!