25 abril 2018

SOBRE A MOLENGUICE DA MODERNA GERAÇÃO Z

Seguinte: se eu pedir para você comprar uma pizza, você volta com um cachorro quente? Se alguém estiver com pneumonia grave, um tratamento com pílulas anticoncepcionais resolve?

Já ouvi como resposta que “Se não houver pizzarias próximas, e a pessoa estiver com muita fome, assim como se não se encontrar o remédio pedido, e a paciente não quiser engravidar, resolve”.

Bom... uma pizza NÃO é um cachorro quente. Pílulas anticoncepcionais NÃO tratam pneumonias graves. Um diagnóstico errado simplesmente NÃO leva a um tratamento com o desfecho esperado: experimente tomar apenas chá de hortelã para tratar um carcinoma uterino extenso e veja no que dá... Um resultado que NÃO corresponde ao solicitado NÃO substitui a resposta correta.

Todavia, vivemos uma geração de relativismos pós-modernistas que expressa de modo convicto a opinião de que qualquer coisa vale – mesmo o que não resolve, mesmo o que não foi pedido, mesmo a interpretação equivocada ou a boa vontade improdutiva. Crianças ganham medalhinhas simplesmente por “comparecer” a um evento, sem que seja necessário atingir qualquer marca de desempenho (eficiência, tempo, esforço, superação, etc).

Sem dar o nome aos bois, seguiremos nesse discurso de fraquezas em que a autopiedade e auto-insuficiência provocam condescendências adaptativas, não mudanças.

Depressão, Ansiedade e Pânico são fraquezas de Caráter. Mas virou ofensa chamar as coisas pelo que elas são. Existe todo um suporte sócio-cultural para que as pessoas continuem achando válido sentir pena de si mesmas, então é exatamente isso que elas fazem. E atacam com unhas e dentes quem quer que desnude suas tolices e infantilidades.

Nenhum comentário: