10 outubro 2017

TIBOLONA PARA MENOPAUSA: É EFICAZ DE VERDADE?


Sim, é.

Revisões sistemáticas da literatura mostraram que a Tibolona é mais eficaz que placebos no alívio ondas de calor, suores noturnos e outros sintomas vasomotores.

Quando comparada à Terapia de Reposição Hormonal (TRH) convencional (estrogênios conjugados, p.ex.), a Tibolona  apresentou uma menor ocorrência de sangramentos vaginais como efeito colateral, ainda que tenha sido menos eficaz que a TRH no alívio dos sintomas vasomotores.

Em um excelente estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado envolvendo 65 mulheres saudáveis entre 40-55 anos de idade, tratadas durante 12 semanas com 2,5 mg de Tibolona por dia, foram observadas melhoras significativas na bioquímica sanguínea e na atrofia endometrial, sem alterações ponderais ou efeitos colaterais importantes.

Apesar da dose diária habitualmente receitada ser de 5,0 mg, vários estudos realizados nos últimos  25 anos documentaram que doses de até mesmo 1,25 mg / dia são eficazes para melhorar a densidade mineral óssea e reduzir o risco de fraturas por osteopenia e osteoporose.

Em termos de segurança, a Tibolona não afeta o risco de câncer endometrial, mas existem preocupações quanto ao aumento do risco para câncer na mama em mulheres que já sofreram do problema no passado.

Nenhum comentário: