06 maio 2017

SOBRE BALEIAS AZUIS E A NAVALHA DE OCCAM


A Intuição pode ser o ponto de partida para o Conhecimento, mas a Natureza é por si mesmo econômica, optando invariavelmente pelo caminho mais simples.

Formulada pelo filósofo medieval Guilherme de Occam (por vezes grafado Ockham), a lex parsimoniae (lei da parcimônia) é um princípio, solucionador de problemas, filosófico e reducionista, que permite distinguir entre teorias equivalentes, guiando a Intuição na navegação entre Crença, Superstições e Verdades.

Em sua formulação mais simples, essa teoria, que ficou conhecida como a Navalha de Occam, dirá que, entre duas teorias com iguais resultados, que explicam ou preveem os mesmos fenômenos, devemos sempre escolher a teoria mais simples.

Nesses tempos de guerras de propaganda, mídias sociais e lendas urbanas auto-realizáveis (vide a paranoia causada pela imbecilidade alucinatória coletiva chamada Baleia Azul, por exemplo), a Navalha de Occam se tornou um farol na tempestade e um método a ser cultivado.

Aprenda o que essa ferramenta pode fazer por você e evolua. Ou continue em suas fraldas descartáveis acreditando em unicórnios cor de rosa, papai noel, renas que voam, pandemias assassinas, abduções alienígenas, forças ocultas, bugs do milênio e baleias azuis psiquiátricas. A escolha é sua.

Nenhum comentário: