06 maio 2017

O SUPRA SUMO HUMANO


Somos o supra sumo da natureza ou apenas gentilmente nos nomeamos assim?

Segundo Michael Shermer ("Cérebro & Crença), "a in­te­li­gên­cia é o re­sul­ta­do pre­vi­sí­vel dos po­de­res da na­tu­re­za, por que ape­nas uma es­pé­cie ho­mi­ní­dea con­se­guiu so­bre­vi­ver por tem­po su­fi­ci­en­te para fa­zer a per­gun­ta: O que acon­te­ceu com aque­les aus­tra­lo­pi­te­cos bí­pe­des e usu­á­ri­os de fer­ra­men­tas: ana­men­sis, afa­ren­sis, afri­ca­nus, ae­thi­o­pi­cos, ro­bus­tus, boi­sei e gar­hi?

O que acon­te­ceu com aque­les ho­mos de gran­de cé­re­bro pro­du­to­res de cul­tu­ra: ha­bi­lis, ru­dol­fen­sis, er­gas­ter, erec­tus, hei­del­ber­gen­sis e ne­an­der­ta­len­ses? Se os cé­re­bros eram tão gran­des, por que to­das es­sas es­pé­ci­es, me­nos uma, fo­ram ex­tin­tas?

His­to­ri­ca­men­te, ex­pe­ri­men­to após ex­pe­ri­men­to en­con­tra­mos a mes­ma res­pos­ta: so­mos um fe­liz aca­so da na­tu­re­za, uma sin­gu­la­ri­da­de da evo­lu­ção, uma glo­ri­o­sa con­tin­gên­cia.

É ten­ta­dor cair na ve­lha ar­ma­di­lha de to­dos os ani­mais bus­ca­do­res de pa­drões: es­cre­ver a pró­pria his­tó­ria como pa­drão cen­tral, para en­con­trar pro­pó­si­to e sig­ni­fi­ca­do nes­se cos­mo glo­ri­o­sa­men­te con­tin­gen­te. Mas o alar­me dos cé­ti­cos deve soar sem­pre que al­guém afir­mar que a ci­ên­cia des­co­briu que nos­sos de­se­jos mais pro­fun­dos e nos­sos mi­tos mais an­ti­gos são ver­da­dei­ros.

Se exis­te uma ine­vi­ta­bi­li­da­de nes­sa his­tó­ria, é que o ani­mal que bus­ca um pro­pó­si­to se des­co­bri­rá como o pro­pó­si­to da Na­tu­re­za" - e essa é a ideia egoísta que está no nú­cleo de todas as crenças em deuses sagrados e toda fé de cunho religioso e antropogeocêntrico.

Nenhum comentário: