16 dezembro 2009

ENGORDANDO SEM COMER

© Dr. Alessandro Loiola


Das dezenas de e-mails com dúvidas que recebo diariamente, alguns assuntos se sobressaem. Problemas de relacionamento e “será que estou grávida?” são campeões de bilheteria. Perguntas sobre estética também chegam em montes cada vez maiores.

Por ser um ardoroso defensor do raciocínio, não consigo me dar ao luxo de ser conivente com essa Ditadura da Beleza que estipulou quanto você deve medir e pesar, número máximo da sua calça, o volume mínimo do seu silicone, a periodicidade do botox, etc.

Qual o objetivo de toda essa esquizofrenia? Partir deste mundo com toda saúde e elegância?
- Nossa, ele estava um defunto lindo de morrer! – dirão no seu enterro.
No meu velório, o único comentário que espero ouvir será
- Ih, olha lá, acho que ele está se mexendo! - e só.

Para preservar sua saúde e garantir alguma qualidade de vida na vida que lhe resta, alguns limites devem ser respeitados, mas sem psicoses. Acredite: os corpinhos da São Paulo Fashion Week não irão durar até o retorno do cometa Halley, por melhor que seja o corte do terno ou o tecido do vestido. Contudo, nesse dia, alguns daqueles cérebros sofisticados (?) talvez ainda estejam por aqui. Fazendo o quê, são outros 500.

Na categoria de e-mails sobre estética, existe uma fila de cartas relatando o fatídico “estou engordando sem comer”. Algumas dessas pessoas realmente parecem estar ganhando alguns quilos sem motivo aparente. Se elas estão sendo sinceras, então o que pode estar acontecendo? É possível ganhar peso sem comer muito? Não é muito comum, mas pode acontecer. Por exemplo:

1. VOCÊ ESTÁ ENGORDANDO PORQUE NÃO ESTÁ DORMINDO DIREITO.

O sono inadequado aumenta o estresse sobre o corpo. Como resultado, no nível das enzimas e moléculas, o organismo aumentará suas reservas de gordura como alguém que guarda um dinheiro para uma eventual emergência.

Além das alterações bioquímicas, pessoas com um sono irregular tendem a comer porcarias como uma forma de compensar o desgaste adicional. Os principais sintomas que sono insuficiente incluem sensação de desânimo ao longo do dia, dores de cabeça persistentes, irritabilidade e pavio curto por conta de nada.

2. VOCÊ ESTÁ ENGORDANDO POR CAUSA DO ESTRESSE.

Se o sono está de bom tamanho, o mesmo mecanismo de ganho de peso pode estar sendo desencadeado pelos altos níveis de estresse a que você se submete no dia a dia. O estresse altera os hormônios que regulam o modo como seu corpo lida com as calorias ingeridas e os depósitos de gordura, facilitando o desenvolvimento da obesidade.

3. QUEM SABE, OS REMÉDIOS.

Algumas medicações utilizadas para tratar depressão, distúrbios do humor, epilepsia, enxaqueca, pressão alta e diabetes podem resultar em ganho de peso. Se esta é a sua suspeita, converse com seu médico sobre alternativas viáveis antes de ter alguma idéia pouco inteligente como, por exemplo, parar com os remédios por conta própria.

4. A CULPA PODE ESTAR NO HIPOTIREOIDISMO.

Esta doença caracteriza-se pela diminuição ou interrupção completa da produção de hormônios na glândula tireóide. Felizmente, o diagnóstico e o tratamento do hipotireoidismo são relativamente fáceis, e todo o excesso de peso ganho com a doença tende a ir gradativamente embora com a reposição hormonal.

5. A BENDITA DA MENOPAUSA.

As alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa mudam o formato do corpo da mulher: os quadris diminuem e o tecido gorduroso tende a se depositar na região do tronco e do abdome, conferindo aquele gracioso formato em barril também observável em muitos homens após a meia-idade.

A saída: mantenha a estabilidade do seu peso com uma dieta saudável e pratique regularmente atividades físicas.

6. OU ENTÃO É FALTA DE VERGONHA MESMO.

A maioria das pessoas que engordam diz que não come demais. Concordo. Não é preciso comer demais para engordar. Tudo que você precisa fazer é comer errado, e isso é bem fácil.

Portanto, antes de sair culpando emprego, colchão ou ovários, faça um diário detalhado de tudo que você anda comendo. Tomou café? Anote no diário. Colocou tantas colheres de arroz e outras tantas de feijão no prato? Anote. Beliscou um biscoito? Anote. Estava andando na rua e engoliu um inseto? Anote também.

Tenha disciplina e sinceridade ao fazer suas anotações. Com exceção da saliva, tudo mais que passar pelo esôfago deve constar neste caderno. Ao final do dia, não se surpreenda com o imenso valor calórico depositado no seu estômago. Sorria, receba as boas-vindas ao clube e trate de fazer as modificações necessárias em sua dieta.

13 comentários:

Cesar disse...

Ouvi falar em algum lugar que ingerir caloria "de menos" faz o organismo otimizar o metabolismo e começar a armazenar o máximo de gordura que puder, numa situação de "parece que estamos passando por uma época de vacas magras, melhor não desperdiçar esta caloriazinha aqui e guardar no depósito da barriga". O que explicaria gente que é obesa apesar de ter uma alimentação muito pobre em calorias e mais pobre ainda em proteínas e lipídios.

Está certo, isto?

Remédios a bela disse...

Dr. Alessandro, Parabéns pelo seu blog.
Bem, acredito que estou engordando por não estar dormindo direito mas, quem consegue dormir direito estudando para o vestibular né?
Ainda bem que passa. Rsrsrsrs.
Abraços...

Eliane Andrade disse...

Dr. Alessandro, recebi este artigo no meu spam. Li. Gostei tanto que entrei no seu blog e li todos os outros. A leitura é um dos meus maiores prazeres. Por isso, é sempre gratificante ler textos como os seus, interessantes, informativos, bem-humorados.
Que bom que existe coisa boa, entre tanta baboseira que circula pela internet.
Parabéns!

Anônimo disse...

Alessandro,

ADORO seus textos... acompanho desde sempre! Que bom seria se o mundo tivesse tanto humor assim... Vemos todos os dias tantas coisas feias neste mundo... Continue escrevendo e dando alegrias aos leitores SEMPRE. Inclusive, dizendo a verdade... nua e crua... como muitos não gostam de ver... rs

Parabéns!

tatianabentivegna@hotmail.com
CRF-SP 30.108

Dr. Alessandro Loiola disse...

Remédios, Eliana e Tatiana,

eu q agradeço a participação de vcs. É sempre bom receber um afago :). Abraços, A.

LUÁLIS ROSA disse...

Olá doutor... Acho que a melhor opção é falta de vergonha na cara mesmo. Estou em processo de emagrecimento e sempre disse que eu comia pouco, agora que estou controlando a alimentação que vejo que eu não comia pouco coisa nenhuma. A gente fica é mentindo pra gente mesmo, porque é mais fácil que encarar a realidade.
Abraços

Lu Monte disse...

Obrigada pela visita ao diadefolga! Vim retribuir e encontrei ótimos textos, instrutivos e didáticos! Adorei os comentários sobre os corpos da SPFW. :)

Anônimo disse...

Nossa é verdade, meu peso normal é 58, até 59 kilos,no momento estou com 67, estou triste.Confesso que minha rotina e stresse no lar esta me deixando louca, não aguento ser dona de casa, tenho curso superior não nasci pra ficar o dia inteiro com a vassoura na mão. como comida saudável, mas mesmo assim estou engordando. Minha menstruação está estranha, tenho 44 anos mas aparento 35, sou bem conservada. Eu estva acostumada dançar ballet, e estar sempre andando pra lá e pra cá. Agora minha vida é ser escrava de marido! estou sem resistência física, tenho que comer a cada 3 horas, se não eu passo mal. Me matriculei em uma academia e vou pagar firme. me casei a 4 anos novamente e ja vou me separar, esse casamento está me custando a vida, sou uma idiota, empregada. parei com minha vida! Estou com meu organismo destrambelhado. o que eu posso fazer para entrar em harmonia com meu corpo e mente?

FaçArte disse...

Olá Dr.

Adorei seu post... recebi de uma amiga e acessei... perfeito, engraçado e sincero!

Eu passo um momento ruim, engordei 8 quilos nos ultimos 6 meses... estou depressiva, mas sei que só depende de mim mudar esse resultado. Nâo quero buscar ajuda com remédios, porque sei que posso tornar dependente. Analisei seu post, e vou rever minha vida, no que posso ajudar meu corpo a viver mais sádio.

Um forte abraço

Sucesso

Nanda Berthoud

calabartim disse...

Boa noite Drº gostaria que minha esposa deixasse de ser igual a essa parte de 99% da população que acha que para emagrecer a solução e remédio e cirurgia resolve, queria que elas olhassem de outro lado, não pelo lado da estética e beleza física, mas pela sua própria saúde. Eu acredito que só basta um pouco de forca de vontade e acreditar em si mesmo e praticar Boa noite Drº gostaria que minha esposa deixasse de ser igual a essa parte de 99% da população que acha que para emagrecer a solução e remédio e cirurgia resolve, queria que elas olhassem de outro lado, não pelo lado da estética e beleza física, mas pela sua própria saúde. Eu acredito que só basta um pouco de forca de vontade e acreditar em si mesmo e praticar exercício físico, mas eles não querem suar nem sentir a dor do cansaço que um corpo sedentário sente quando sobe uma simples escada ,essas pessoas para mim precisam vencer a maior barreira que e a preguiça e o comodismo que e eles formam em suas mentes.
Se você vencer essa barreira nada mais pode te parar....
Fica um recado de quem esta tentando mudar e salvar a esposa que tem hipertensão e esta acima do peso e que sempre acha que vai comprar a formula mágica de emagrecer e para de tomar remédio para pressão alta.
Abraço Drº excelente blog.

calabartim disse...

Boa noite Drº gostaria que minha esposa deixasse de ser igual a essa parte de 99% da população que acha que para emagrecer a solução e remédio e cirurgia resolve, queria que elas olhassem de outro lado, não pelo lado da estética e beleza física, mas pela sua própria saúde. Eu acredito que só basta um pouco de forca de vontade e acreditar em si mesmo e praticar exercício físico, mas eles não querem suar nem sentir a dor do cansaço que um corpo sedentário sente quando sobe uma simples escada ,essas pessoas para mim precisam vencer a maior barreira que e a preguiça e o comodismo que e eles formam em suas mentes.
Se você vencer essa barreira nada mais pode te parar....
Fica um recado de quem esta tentando mudar e salvar a esposa que tem hipertensão e esta acima do peso e que sempre acha que vai comprar a formula mágica de emagrecer e para de tomar remédio para pressão alta.
Abraço Drº excelente blog.

Halinny Kuster disse...

Eu tenho a impressão de estar engordando sem comer... mas já fiz exames da tireóide e está tudo normal ( e olha que tenho histórico familiar), meu sono é de no mínimo 8h/dia, não estou estressada porque AMO o que faço e tenho o maior prazer em ir trabalhar, não estou na menopausa... então, o que me sobra é anotar cada coisinha que eu comer e tentar reconhecer que eu estou me sabotando... não quero ser magérrima, mas quero voltar a gostar do que vejo no espelho quando me olho... obrigada por esse conselho, vou fazer com que ele mude a minha vida!!

Hal

Kassya disse...

Muito bom o seu blogger. Parabéns Dr, estava mesmo precisando saber dessas coisas.Bom dia