22 setembro 2008

MURPHY, OS METAIS E O ELEFANTE: FAÇA SUA ESCOLHA

© Dr. Alessandro Loiola


Diariamente, entram no consultório mais e mais exemplares de uma raça cuja reprodução parece ir de vento em popa: a dos Reclamadores Crônicos. É o tal sujeito que reclama da falta de chuva no dia ensolarado e da falta de um solzinho no dia chuvoso. Que a comida estava muito quente ou muito fria. Que a esposa ou o marido ou o emprego lhes causa tédio demais ou lhes dá nos nervos demais.

É difícil concordar com o raciocínio destes seres que reclamam sem parar. Vivemos as conseqüências de nossas próprias opções. Alguém está obrigando você a viver nesta cidade, neste país, naquele emprego, com aquela pessoa ou com este exato estado de humor? Não. Tudo é fruto de suas escolhas. Podem não ser escolhas fáceis, mas ainda assim são escolhas. E acredite: é você quem decide.

Apesar dos dissabores, os Reclamadores Crônicos parecem seguir uma marcha inexorável em direção ao domínio do mundo. Como estão conseguindo esta proeza? Três teorias do comportamento podem ajudar a responder este mistério:


TEORIA UM: A LEI DE MURPHY

“Se alguma coisa pode dar errado, dará”. Quase sempre, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível. Este raciocínio típico possui muitos adeptos e é como um batismo para os novos candidatos a Reclamadores Crônicos.

Alguns exemplos práticos da Lei de Murphy: as peças que exigem maior manutenção quase sempre estão no local mais inacessível do aparelho. Ao vasculhar uma gaveta, você só encontra aquilo que não está procurando. Quando o telefone toca, se você tem caneta, não tem papel. Se tem papel, não tem caneta. Quando finalmente pega ambos, o telefone se cala. E se você jogar fora alguma coisa que tem guardada há muito, muito tempo, vai precisar dela logo, logo.
Um Reclamador Crônico que se preze traz em seus genes uma mensagem clara da Lei de Murphy: a Natureza opera a favor da falha. E ele mesmo, o Reclamador Crônico, sente-se uma prova viva disso.


TEORIA DOIS: O CÓDIGO DOS METAIS

Este nobre código de comportamento é constituído por 4 regras consecutivas, encabeçadas pela Regra de Ouro: “faz aos outros o mesmo que desejas que te façam”.

O risco de falências judiciais associadas à prática da Regra de Ouro resultou em uma adaptação do código mais fácil de ser seguida, chamada Regra de Prata: “não faça aos outros o que não desejas que te façam”.

Como tudo que foi mudado pode ser melhorado para pior, à Regra de Prata seguiu-se a Regra de Bronze: “faz aos outros o que te fazem”.

Porém, a versão mais atual do Código de Conduta dos Metais, editada pelos Reclamadores Crônicos, recebeu nome de Regra de Ferro. Este exemplo de puro altruísmo humano prega o seguinte: “faz aos outros o que quiseres, antes que te façam o mesmo!”. Simplesmente magnânimo.


TEORIA TRÊS: O PRINCÍPIO DOS CEGOS E O ELEFANTE

A Lei de Murphy explica como os Reclamadores Crônicos nascem (negativismo), e o Código dos Metais elucida como eles se multiplicam (por vingança). Mas por que eles não melhoram com o tempo? A explicação pode estar no Princípio dos Cegos e o Elefante, derivado da fábula indiana de mesmo nome.

Na fábula, alguns cegos decidiram aprender o que era um elefante tocando partes diferentes do animal. Um tocou o lado do corpo do elefante e o descreveu como uma parede. Outro tocou a tromba, e ficou convencido de que o animal era como uma serpente. O que tocou o joelho disse tratar-se de uma árvore. O que tocou as nádegas disse que aquilo tudo não passava de uma grande mmm... bem, você captou a idéia.

Mais tarde, ao se reunirem, os cegos se envolveram em uma discussão acalorada. Cada um tinha sua própria versão do bicho, mas nenhuma delas parecia se encaixar com a do outro. Embora estivessem individualmente certos, a intolerância em compreender a verdade do próximo impedia a todos de entender o que era realmente o paquiderme.

Assim como os cegos e o elefante, os Reclamadores Crônicos palpam um fio do cabelo do nariz da vida e aquilo lhes basta para conceber uma seqüência infinita de dificuldades e tristezas. Apegados às suas meias-verdades, eles não entendem que nossas opiniões mais fervorosas são apenas construções frágeis que criam a ilusão de que sabemos alguma coisa – quando não sabemos de coisa alguma.

Juntamente com a existência, você recebeu de presente duas possibilidades: desperdiçar primaveras reclamando de qualquer novo detalhe que a vida lhe oferecer, ou maravilhar-se continuamente com a imprevisibilidade de cada minuto. A escolha é simples – e sua apenas. Faça-a da melhor maneira possível. Só não venha reclamar depois no meu ouvido.


---
Dr. Alessandro Loiola é médico, palestrante e escritor, autor de PARA ALÉM DA JUVENTUDE – GUIA PARA UMA MATURIDADE SAUDÁVEL (Ed. Leitura, 496 pág.) e VIDA E SAÚDE DA CRIANÇA (Ed. Natureza, 430 pág.). Atualmente reside e clinica em Belo Horizonte, Minas Gerais.

11 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto.....Gostei mesmo. Quando muder visite meu site ok?
www.socorpo.com.br
Gde Abç e ótima semana.

Mauricio

Unknown disse...

Adorei o q li.Em uma segunda feira não precisa artigo melhor para iniciar a semana.

Unknown disse...

Castelinho , dos ultimos que lí este foi o que mais me fez refletir.
Parabéns você conseguiu inserir uma série lendas , proverbios , teorias e até lendas urbanas de forma muito interessante. Acho que vc está cada vez mais proximo quando seus textos tentam descrever a alma humana. Só não te aconselho a largar a medicina e viver de escrever pq sei que o dia a dia do consultorio é como diria Nelson Rodrigues " a vida como ela é" . Abraços

Alessandro Loiola disse...

Roselia e Fernanda: só posso agradecer a vcs pelo carinho. E espero continuar correspondendo presunçosamente às expectativas :)
Abçs,
A.

Anônimo disse...

Vc tem uma fã. ^^

Anônimo disse...

Cara, muito bom! Você é muito talentoso e teus textos nos ajudam a trilhar novos caminhos!

Feliz aniversário.

Anônimo disse...

Olá Dr. Alessandro

É a primeira vez que entro no blog mas sempre leio seus artigos no jornal "Estado de Minas". Parabéns por seus artigos. São excelentes!Mas tenho sentindo sua falta. O que aconteceu? Entrei no blog justamente para ver se tinha alguma notícia sua. Viajando? terminou o contrato? está doente?
Mudou de jornal? Espero que esteja tudo bem. Abraços.

Silvia

Alessandro Loiola disse...

Silvia,

grato pela preocupação, mas está tudo bem, sim ! :)

Apenas decidi me dedicar a outros planos e, como o dia tem apenas 24h, tive q cortar algumas coisas - e o jornal Estado de Minas infelizmente terminou sendo uma delas...

Mas vc pode me encontrar sempre por aqui e em vários outros lugares da Net.

Um abração,

A.

Anônimo disse...

Olá Alessandro,
Adorei seu texto. Recebi pelo grupo Relaxamento. Então resolvi fazer uma visita no teu blog. Queria saber se autorizas que eu coloque um post sobre esse texto ? Aguardo retorno.
Um abraço,
Eliane
http://blogcamomilla.blogspot.com/

poesia em degustação disse...

Gostei!
E deixo um comentário saudável sobre a lei de Murphy:
-Jogue de volta para o Universo, afinal, foi de onde ela veio...
Bjs

cantinhodamari disse...

Dr.Alessandro

A leitura de seus artigos fazem de meus dias um encantamento.
Escreve muito bem. A mensagem é séria mas não deixa de ter uma pitada de humor. Parabéns.
Abraço
Carmen