24 novembro 2007

ANEMIA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER?

© Dr. Alessandro Loiola


De classe média, magra e muito bem vestida, ela não tinha nem 40 anos e já se queixava de sintomas que dizia ser da menopausa precoce: desânimo, queda de cabelos, baixo desejo sexual, alguma coisa que parecia depressão, etc.

Depois das perguntas e medições de praxe, esvaziou na mesa uma pasta contendo exames de todos os tipos e cores que você puder imaginar. “Por precaução, trouxe de uma vez!”. Quase tudo normal, exceto por um detalhe que guardava o segredo de toda a trama: anemia.
- Mas pra ter anemia tem que ser pobre, doutor!
- Não. Pra ter anemia só precisa ter sangue. Ou melhor: pouco sangue, como você e seus 8 pontos de Hemoglobina.
- É, eu bem olhei e vi que o normal pra isso eram uns 13 ou 14.
- Como o restante está dentro do esperado – disse, folheando novamente as 200 mil páginas de resultados laboratoriais, ultra-som, fotografias Kirlian, densitometria do Chakra... -, a única explicação para essa sua anemia é mesmo a alimentação. Temos que investigar neste sentido.

Mais dois minutos de conversa e ela entregou: havia terminado de fazer um regime bravo passado por uma colega.
- Funcionou que foi uma beleza, doutor. Perdi todos os quilos que precisava em apenas 1 mês!
- Bom, lamentavelmente, junto com os quilos se foram alguns milhares de hemácias ricas em Hemoglobina, que você vai ter que recuperar.

Passei a receita e as recomendações e ela partiu, enquanto eu ficava matutando na fina ironia que faz com que metade da humanidade esteja de regime enquanto a outra metade passa fome.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que um terço da população mundial sofra de anemia secundária à deficiência de ferro na dieta. Dados recentes do Ministério da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância mostram que a anemia carencial atinge, em média, uma de cada 5 crianças brasileiras. Uma verdadeira epidemia.

A anemia possui conseqüências diretas no desempenho de vários órgãos. O sistema imunológico tropeça, o cérebro passa a funcionar em marcha lenta, as crianças podem apresentar problema de aprendizado e redução no ritmo de desenvolvimento, e adultos podem sofrer com sintomas de desinteresse, dificuldade de concentração, cansaço fácil, palpitações após esforços leves, dores de cabeça e vertigens.

A anemia por deficiência de ferro possui várias causas, que vão desde câncer até verminoses e úlceras no estômago, mas a dieta desequilibrada é, de longe, o fator mais comum. Por exemplo: uma mulher com ciclos menstruais normais necessita cerca de 15 mg de ferro diariamente. Contudo, se as menstruações forem particularmente intensas, ou se ela estiver grávida, a necessidade de ferro pode aumentar para até 30 mg por dia – que nem sempre serão compensados na dieta. Por todos estes motivos, cerca de 10% das mulheres em idade fértil apresentam algum nível de deficiência de ferro.

Para evitar ou tratar casos mais leves de anemia por deficiência de ferro, basta aplicar algumas recomendações muito fáceis:

- Procure aumentar o consumo de carnes e miúdos como fígado, moela, rim ou coração. O corpo consegue aproveitar melhor o Ferro encontrado em alimentos de origem animal.

- Se você não gosta muito de carnes, a saída são as folhas verde-escuras como couve, taioba, agrião, ou folhas de cenoura ou beterraba, que na maioria das vezes são jogadas no lixo.

- Outros alimentos ricos em ferro incluem gema de ovo, feijão, ervilha, lentilha, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo, grãos integrais, nozes e castanhas. Coloque-os no seu carrinho de compras.

- A vitamina C é capaz de aumentar a absorção de ferro. Por isso, em cada refeição, consuma um alimento rico em vitamina C. Temperar a salada com limão é uma forma simples de fazer isso.

- Finalmente, café, chá preto e chá mate atrapalham a absorção intestinal de Ferro. Evite essas bebidas durante ou logo após as refeições.

---
Dr. Alessandro Loiola é médico, palestrante e escritor, autor de PARA ALÉM DA JUVENTUDE – GUIA PARA UMA MATURIDADE SAUDÁVEL (Ed. Leitura) e VIDA E SAÚDE DA CRIANÇA (Ed. Natureza). Atualmente reside e clinica em Belo Horizonte, Minas Gerais.

9 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por lembrar dos vegetarianos... rsssss...
Ah, vou na segunda-feira dar um conferida se está tudo ok... já tinha marcado consulta no clínico geral, desconfiando que o meu desânimo e sonolência atual pode ter alguma coisa a ver com isso...
Abraços e sucesso no trabalho maravilhoso que faz: explicar coisas complicadas de maneira simples, mudando assim a vida de tanta gente...
Rose

Unknown disse...

Sandro, obrigada por me presentear com tantas informações importantes e necessárias, de uma maneira simples e alegre.

Anônimo disse...

ola doutor, sou talassemica...
mas as informações sobre a anemia falsiforme é tão cheio de má explicações....
gostaria de saber cuidados e dispariaddes entre traço falsifome e anêmia, pois em meio a uma crise chegaram a dizer sem um ultrasson previo que o que eu sentia era problemas de apendicite,pode?!!!


paz e bem

Anônimo disse...

Dorei o texto e gostartia de parabenizar por ele e espero que outros texto mas explicativos sejem acresentados sobre o assunto abordado.Beijoss!!

Pintora disse...

Olá ! Adorei o texto sobre celulas tronco e RNA ,este último,nunca ouví falar! Muito bom !

Anônimo disse...

doutor muito obrigado por essas informações foram de muito proveito para mim

Anônimo disse...

Eu tenho anemia, já fui ao medico ver isto e tudo. No entanto tenho uma duvida. Quando se tem anemia diminui o nosso desejo sexual?
Obrigada

Unknown disse...

Dr. meus parabéns pelo texto bem claro, leve e explicativo.
Minha esposa tem problemas sérios com anemia depois da cirurgia bariátrica que fez.
Essa da vitamina C vai ajudar a ela bastante. Vou providenciar isso.
Obrigado e Deus o abençoe.

Unknown disse...

Dr., parabéns pelo texto, leve, explicativo e claro para todos aqueles que conhecem pouco sobre esse problema.
Minha esposa fez cirurgia bariátrica e sofre com anemia.
Essa questão da vitamina C eu não sabia e vou passar a administrar para ela, ajudará na absorção do ferro.
Obrigado e Deus o abençõe.