04 outubro 2013

TESTE DE PERSONALIDADE

BRINCADEIRA DO DIA - faça o teste e entenda-se um pouco mais

A escritora Gail Sheehy disse que “só há duas ou três histórias humanas, que se repetem furiosamente, como se nunca tivessem acontecido antes”. Apesar disso parecer um tanto restrito – todo mundo se acha tão especial e diferente -, as colunas de horóscopos que dividem a humanidade em um leque diário de 12 destinos apenas podem dar uma pista. Somos realmente MUITO parecidos.

Existem padrões gerais de comportamento que subdividem-se em padrões gerais de personalidade. A energia elétrica (comportamento) chega à sua casa, e você a utiliza para desenvolver certas atividades (conservar alimentos, iluminar e refrescar ambientes, aquecer a água do banho, etc), mas esse número de atividades é limitado e, até certo ponto, previsível.

Na década de 50, utilizarando os estudos de Carl Jung para auxiliar no esforço de reconstrução dos EUA ndo pós-guerra, as pioneiras Katherine e Isabel Briggs Myers (respectivamente mãe e filha) desenvolveram um indicador capaz de captar os tipos psicológicos das pessoas (Taylorismo para principiantes). Aplicando esse indicador na seleção da mão de obra, elas acreditavam que seria possível aprimorar a compreensão de suas expectativas, comportamentos, anseios e qualidades, aumentando a eficácia, a satisfação e a produtividade no trabalho.

Na prática, o Myers Briggs Type Indicator (ou MBTI), divide a personalidade em 16 tipos, organizados segundo os critérios Extroversão/Introversão, Sensação/Intuição, Pensamento/Sentimento e Julgamento/Percepção.
 
Para ter uma ideia simples de como aplicar isso, faça o seguinte: em cada uma das perguntas abaixo, assinale a letra correspondente à esquerda que mais se encaixa à sua resposta. Lembre-se de escolher APENAS UMA LETRA para cada pergunta. Anote estas letras e memorize a sequência (p.ex.: ESTJ, INFP, ENFJ, etc).

1.         De um modo geral, você:
(E) se acha extrovertido(a) e prefere interagir com pessoas / animais / coisas

OU
(I) se acha introvertido(a) prefere o mundo das ideias e passar seu tempo mais sozinha?


2.         Ao lidar com os desafios do dia a dia, você:

(S) Normalmente se acha uma pessoa mais realista e prática, prestando mais atenção a fatos e detalhes

OU

(N) se acha imaginativo(a) e criativo(a), sempre tentando entender conexões, significados e implicações das coisas?

 
3.         Em uma situação de conflito onde seu posicionamento será crucial para determinar o caminho da solução:

(T) você valoriza a lógica e a justiça (um peso, uma medida) e toma suas decisões mais objetivamente, pesando os prós e contras

OU

(F) procura se basear em como as outras pessoas se sentem acerca do assunto e como os outros serão afetados, valorizando a empatia e a harmonia?

4.         Durante a solução daquele conflito:

(J) você tende a tomar suas decisões rápida e facilmente, se sentindo mais feliz depois que as decisões foram tomadas

OU

(P) prefere deixar as suas opções mais em aberto?

 
Conseguiu sua sequência? Lembre-se de responder as questões o mais sinceramente possível. Ninguém está vendo o resultado mesmo, só você.

Agora abra este link em uma outra janela do seu navegador

http://www.erudito.fea.usp.br/PortalFEA/repositorio/201/documentos/RH1_T2/DescricaoTiposHTML.htm

e clique sobre a sequência que corresponde à sua. O que bate e o que não bate?


Compartilhe a brincadeira com seus colegas e tenha um bom assunto para o happy-hour de hoje :)


Abraço,

 
Alessandro Loiola.

Um comentário:

Ana Maria Chagas disse...

INFJ.
Combina?..