27 outubro 2007

DONA MARIA ARTRITE E SEUS QUILINHOS INVENCÍVEIS

© Dr. Alessandro Loiola


Passei na enfermaria para dar alta a uma conhecida de longa data que havia sido internada por infecção nos rins. Apesar dos remédios terem funcionando muito bem e a infecção ter sido curada, Dona Maria se recusava a ir para casa.

- Mas como é que eu vou embora assim cheia de dores, doutor?
- Cheia de dores onde, Maria?
- Olhe meus joelhos como estão! E meus tornozelos! – e se esticou sentada e balançando na beirada da cama, alternando uma massagem leve sobre uma perna e então a outra.
- Dona Maria, há quanto tempo a senhora faz acompanhamento comigo?
- Ah, doutor, tem uns anos já, né?
- Tem uns anos realmente. E durante esses anos, qual sempre foi nossa maior briga? Ela ainda tentou desviar os olhos, mas como desviar os ouvidos?
- Maria, você tem o quê... 1,45m de altura... ou um pouco menos. E da última vez estava pesando mais de 80 Kg. Isso somado aos seus 60 anos de idade, só poderia resultar nessa artrite aí. A pergunta, Maria, é: o que você irá escolher? Perder peso e ficar com a perna, ou perder a perna e ficar com o peso?
- Ah, doutor, mas emagrecer é tão difícil... eu já tentei e não consegui. O senhor bem que poderia me dar pelo menos um remédio pra acabar com essas artrites de uma vez por todas...

Como não tenho especialização em Curandeirismo Milagroso, Dona Maria terminou mesmo indo embora com sua artrite parcialmente medicada, mas não resolvida. E sei que logo ela estará chegando no consultório reclamando novamente das pernas e dos quilinhos invencíveis. Afinal, em um mundo que se acostumou a tantos confortos, quase ninguém quer um pouco de esforço.

A Artrite afeta cerca de 1 em cada 5 pessoas por volta dos 60 anos. O problema é mais comum nas mãos, nos joelhos e no quadril, e os sintomas podem variar desde inchaço leve até dor intensa e incapacitante. No início da doença, a dor ocorre apenas durante o esforço, aliviando com o repouso. Contudo, com a evolução do distúrbio, a dor passa a ocorrer até mesmo durante o repouso.

O excesso de peso é um dos fatores de risco mais importantes para algumas formas de artrite. Os quilos a mais colocam um estresse extra sobre as articulações que sustentam o corpo, tais com joelhos e quadris. Pesquisas mostraram que mulheres obesas que emagreceram também experimentaram uma redução substancial no desenvolvimento de osteoartrite nos joelhos. Ainda, na presença de osteoartrite em um joelho, a redução de peso ajuda a diminuir a chance de ocorrência da doença no outro joelho.

Infelizmente, não existe um tratamento único que possa ser aplicado a todas as pessoas com artrite, mas algumas medidas simples parecem funcionar em boa parte dos casos:

- Aplicação de calor e gelo: a decisão de utilizar calor ou gelo depende do tipo de artrite e deve ser discutida com o médico. Compressas de calor no local afetado por cerca de 15 minutos aliviam a dor, mas não o inchaço. Por outro lado, compressas geladas reduzem tanto o inchaço quanto a dor, mas não devem ser utilizadas em pessoas com de problemas de circulação.

- Talas, tipóias, bengalas e andadores são úteis para aliviar a sobrecarga de peso sobre as articulações, mas não eliminam a necessidade de reduzir as gordurinhas em excesso.

- Quando aplicada adequadamente e por pessoa habilitada, uma boa massagem é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo e relaxar a área afetada. O mesmo efeito analgésico pode ser obtido com acupuntura, natação, caminhadas e exercícios de alongamento.

- Alguns suplementos naturais, como cobre, zinco, condroitina, glucosamina, metionina, selênio, bromelina, alcaçuz, bardana e cinco-folhas, entre outros, são extremamente úteis para estimular a recuperação das articulações afetadas. Mas vale a lembrança: medicamentos naturais devem ser empregados sempre sob orientação especializada.


_________________________________________________________________

Dr. Alessandro Loiola é médico, palestrante e escritor, autor de PARA ALÉM DA JUVENTUDE – GUIA PARA UMA MATURIDADE SAUDÁVEL (Ed. Leitura) e VIDA E SAÚDE DA CRIANÇA (Ed. Natureza). Atualmente reside e clinica em Belo Horizonte, Minas Gerais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dr Alessandro,voce deve me conhecer das paginas do orkut pois somos amigos virtuais ,meu nome é Aldo Lopes e me chamou a atenção este seu comentário sobre o peso e a artrite da historia de Dona Maria cujo seu texto sempre brilhante.mas como um dos problemas de Dona Maria é o peso,tenho que lhe contar uma historia minha mesmo de 2 anos para ca,qdo na época (2 anos) eu tinha 130 kilos para 1,83 de altura o que significa 50 kilos a mais e era daqueles indisciplinados e bom garfo sem ligar para futuros problemas,mas tinha na cabeça que precisava emagrecer pelos menos um pouco,mas nunca começava ,esquecia e o tempo ia andando, até que um dia minha nora me mostrou uma lista de alimentos com suas respectivas calorias e pontos(DIETA DOS PONTOS)e comecei fazer por conta própria só acompanhando a relação de alimentos e o qto podia comer por dia,podendo comer de tudo,nada proibido, somente teria que controlar as quantidades,tudo isso sem médico,sem remédios apenas fazendo,apenas comentava com meu cardiologista e nos primeiros 2 anos em março deste ano perdi 28 kilos e de março para ca assinei o site e agora sou atendido por nutricionistas e perdi mais 8 kilos e agora estou ja na manutenção. Espero que este meu depoimento seja relevante e deixo aqui meu abraço. Aldo

Anônimo disse...

Adorei, o assunto, já que minha sofre deste mal,mas não quer tomar remédio prescrito pelo Reumatologista mesmo os médicos Cardio, Neuro, Oftalmologista, dizendo que podem, ela tem problemas de coração, BRE, glaucoma, gosta de tratar com chás.Gostaria que fizesse abordagem sobre TSH, acho um assunto bastante importante, peço sempre nos meus exames anuais esta dosagem e passou despercebida pelo médico sempre a dosagem e hoje faço tratamento sério com Endocrino, seria um alerta a todos.Agradeço. Elizabeth