23 agosto 2018

“PENSAMENTO POSITIVO” E “MENTALIDADE GUERREIRA” NÃO AUMENTAM AS CHANCES DE SOBREVIDA EM PESSOAS COM CÂNCER*



A televisão, os jornais e as mídias sociais vivem sugerindo que pessoas com câncer deveriam apegar-se à fé e ao otimismo, pois suas chances de cura poderiam ser aumentadas por meio de pensamentos positivos ou adotando-se uma “mentalidade de luta”.

Lamento informar que não existem evidências científicas convincentes de uma associação entre a personalidade e a sobrevida em pessoa com câncer. Os estudos que mostram “associações positivas” em geral são de qualidade metodológica inferior ou substancialmente menores que estudos mostram “nenhum efeito”
.
A psicoterapia pode melhorar a qualidade de vida e a adesão ao tratamento, mas nenhum estudo clínico randomizado ou metanálise provou qualquer efeito da psicoterapia na sobrevida de pacientes oncológicos. Tampouco existem evidências sólidas de que “ter câncer” seja capaz de enriquecer a experiência de vida de alguém ou leve a um crescimento pessoal capaz de aumentar da percepção de felicidade.

Se uma doença não é um “faz-de-conta”, ela não deve ser tratada com pensamentos ilusórios (wishfull thinking) trazidos diretamente da terra das fantasias metafísicas não-comprovadas. Em Medicina, a melhora de uma doença grave não depende da “torcida”. Ela depende de tratamento adequado e Ciência.


_____

Nenhum comentário: