17 março 2018

VOCÊ TEM CORAGEM SUFICIENTE PARA SABER A VERDADE SOBRE OS MEDICAMENTOS CONTRA DEPRESSÃO?

Acredita-se que os antidepressivos atuem corrigindo desequilíbrios químicos no cérebro, especialmente a deficiência de serotonina. Na verdade, seu suposto efeito baseia-se na presunção da veracidade desta teoria “neuroquímica”.

Entretanto, análises de dados publicados e não-publicados (ocultados pelas companhias farmacêuticas) revela que a maioria (se não todos) os benefícios decorrem de um efeito placebo. Alguns antidepressivos aumentam os níveis de serotonina, outros os diminuem, e alguns não têm qualquer efeito sobre a serotonina. Ainda assim, todos mostram o “mesmo benefício terapêutico”. Até mesmo as menores diferenças estatísticas entre antidepressivos e placebos podem ser uma intensificação do efeito placebo.

A teoria da serotonina está bem próxima de qualquer outra teoria na história da ciência que tenha se mostrado um equívoco sem tamanho. Ao invés de curar a depressão, os antidepressivos mais populares podem induzir a uma vulnerabilidade biológica, tornando seus usuários mais propensos à depressão no futuro – além de os colocarem à mercê de sintomas de abstinência quando da suspensão da droga.


_____
Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4172306/

Nenhum comentário: