01 março 2018

TEMOS DISCERNIMENTO PARA SUSTENTAR UMA DEMOCRACIA?

Com a proximidade das eleições, esta deveria estar sendo uma das discussões prioritárias por aqui. Um Livre Mercado competitivo com crescimento econômico sólido não necessariamente exige Democracia - e vice-versa. Amarrar uma coisa na outra contamina o debate sobre o mérito de ambas simultaneamente, gerando nada além de desperdício de tempo.

Temos mesmo condições sócio-econômico-culturais para um sufrágio universal como o atual? Argumentar isso virou uma espécie de "blasfêmia", mas, por uma questão de maturidade e análise da série histórica nacional, deveríamos ter coragem para levar o debate ideológico para além do "sagrado dogma democrático".

Talvez um modelo "ideal" para nossa latinidade passe por um misto de Sistema de Westminster Inglês com a Democracia Meritocrática Vertical da China, quem sabe. O fato é que, do modo como estamos indo, persistindo em uma ditadura da mediocridade majoritária, o futuro é inegavelmente sombrio.

Resta saber se haverá algum dia equilíbrio Moral - e lucidez emocional - para uma troca saudável de ideias nesse sentido. Provavelmente, não.

Nenhum comentário: