17 março 2018

SOBRE A CULTURA DA AUTOPIEDADE DEPRIMIDA

O diagnóstico de "depressão" virou uma desculpa viável para toda e qualquer fraqueza de Caráter - assim como a Ansiedade virou desculpa para toda incapacidade infantil em lidar com as centenas de milhares de frustrações da vida.

Ninguém mais quer contrair a responsabilidade pelas consequências de suas escolhas: nesse mundo pós-moderno de filosofias paternalistas, todos buscam um diagnóstico qualquer que lhes alivie do fardo de terem que pagar sozinhos a conta de seus destinos. São como crianças brincando de adultos.

Sim, a maturidade é dura. O Mundo é duro e cruel. A morte é certa; as satisfações, fugazes; as cicatrizes, garantidas; e as perdas, inegociáveis.

Autoconhecimento, Resiliência, Disciplina e Consistência com seus objetivos exigem um bocado – não são faculdades naturalmente inatas. São músculos que temos a obrigação de desenvolver. E malhar dói. Cansa. Acontece o mesmo com o processo de crescimento. E ninguém irá fazer sua série por você – nem mesmo se levar um laudo do psicólogo dizendo que tem o direito de ganhar músculos ou cérebro sem se esforçar penosamente nessa caminhada.

Quando falamos de desenvolvimento pessoal, ninguém tem direito a coisa alguma. Mas temos oportunidades – especialmente a oportunidade de assumir que sua Mente, seus desejos e suas ações devem lhe servir, não lhe dominar.

Nenhum comentário: